quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

"Time": saúde de Lula preocupa Dilma

Reportagem publicada nesta quarta-feira (3) na edição online revista americana Time afirma que os problemas de saúde enfrentados pelo presidente Lula na semana passada podem afetar as chances de sua candidata à sucessão presidencial, Dilma Rousseff. 

“O problema se saúde sofrido pelo normalmente saudável presidente é uma grande preocupação para Dilma”, diz o texto, assinado pelo correspondente da revista em São Paulo, Andrew Downie.

"Analistas concordam que, para ter alguma chance de ser eleita, Dilma vai precisar do popular Lula ao seu lado”, afirma a reportagem, ao lembrar que a ministra-chefe da Casa Civil nunca concorreu a um cargo e ainda é “pouco conhecida e pouco admirada” pelo público brasileiro.

A revista cita analistas políticos brasileiros para afirmar que dúvidas sobre se Lula terá condições de enfrentar uma campanha eleitoral ao lado de sua escolhida para a sucessão representam um sinal de alerta para Dilma e mostram como a ministra é dependente da popularidade do presidente.

O repórter afirma também que as preocupações com a saúde de Lula surgiram depois de problemas de saúde da própria Dilma, que tratou de um câncer no ano passado.

O texto cita pesquisas de intenção de voto, que mostram Dilma atrás do governador de São Paulo, José Serra, e afirma que a ministra ainda precisa se tornar mais conhecida pelos eleitores, especialmente nas regiões mais pobres e remotas do país.

A reportagem afirma, porém, que ainda é “uma questão em aberto” se Dilma vai conseguir construir uma base forte de apoio eleitoral “sem seu carismático mentor a seu lado”.

C/  BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!