quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Balanço militar sugere aumento de instabilidade na América Latina

A América Latina enfrenta “numerosas e complexas” ameaças em termos de segurança e estabilidade militar que põem em risco o equilíbrio regional, segundo um estudo lançado nesta quarta-feira (3) pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos (IISS, na sigla em inglês).

Segundo o relatório Military Balance 2010 (“Balanço Militar 2010”), essas ameaças seriam “a deterioração da democracia, o temor de um fracasso do Estado, o crime organizado transnacional, o terrorismo, as guerrilhas, o tráfico de armas, drogas e pessoas, a concorrência pelos recursos naturais, a degradação ambiental e a perda da coesão social”.

O documento afirma que, frente a estas ameaças, os países latino-americanos têm atualmente a "necessidade e a oportunidade de fazer um esforço coletivo a favor da segurança da região".

De acordo com o estudo, essa necessidade surge não apenas por conta dessas ameaças, mas também pela “falta de apetite” dos Estados Unidos em mediar os conflitos na região.

De maneira geral, o balanço indica que houve um aumento no gasto militar da região em 2009.

O documento destaca ainda os esforços militares do Brasil no período e afirma que o país lançou “um ambicioso programa de modernização militar”.Entre as medidas destacadas pelo estudo está a criação da Secretaria de Produtos de Defesa, que centralizará as aquisições militares previstas no novo programa.

Além disso, o documento destaca ainda o fato de que o Brasil está relacionando a aquisição militar ao desenvolvimento nacional, “promovendo ativamente a transferência de tecnologia e o investimento estrangeiro direto na indústria de defesa”.

O IISS ressalta ainda que, dentro da modernização prevista no Brasil, o país “está interessado agora em desenvolver tecnologia nuclear para a propulsão de submarinos". O relatório cita, no entanto, o impacto da crise financeira no país, que obrigou o governo a atrasar os planos de renovação de frotas devido aos problemas econômicos.

C/ BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!