quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DEM e PSDB se unem ao PT na luta contra proibição de doações ocultas

Inconformados com a tentativa do TSE de pôr fim às chamadas doações ocultas para financiamento de campanhas, o DEM, PT e PSDB se uniram para encaminhar ao Tribunal, nesta quinta-feira (4), uma ação contra a regra. Os três partidos alegam que a exigência de identificação dos doadores   e de que candidatos receberam o dinheiro "é missão ingrata e impossível”.

A resolução do TSE, que está em consulta pública, pretende impedir a doação de recursos eleitorais que não permitam a identificação dos doadores e dos candidatos beneficiados.

Na ação, os partidos informam que os recursos de diversos doadores e os eventuais repasses a diversos donatários não se dá a um só tempo e em quantias coincidentes, de modo a possibilitar dizer qual candidato recebeu especificamente de qual doador.

DEM, PT e PSDB também pedem mudanças na proposta do TSE de obrigar os partidos a criar uma conta bancária específica para movimentação de recursos de campanhas eleitorais. Pelas regras atuais, os candidatos e os comitês financeiros têm que ter contas para essa finalidade, mas não os partidos.

Para os autores da ação, a mudança contraria a Lei de Eleições ao tornar os partidos políticos “agentes de campanha eleitoral”, obrigados a prestar contas à Justiça Eleitoral.

Na contramão dos grandes partidos, o P-SOL encaminhou ao presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, uma manifestação de apoio às propostas.

C/Agência Brasil

O Blog: Numa hora dessas,  a união faz a força. A turma esquece as desavenças e corre atrás do objetivo comum: a grana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!