domingo, 31 de janeiro de 2010

Deputado pede medidas contra bullying nas escolas capixabas

O deputado estadual César Colnago (PSDB) quer que as escolas públicas e privadas de ensino fundamental do Estado incluam em seus projetos pedagógicos medidas de prevenção e combate ao bullying: atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas por estudantes contra colegas de turma ou escola.

Na justificativa do projeto de lei nº544/2009, de sua autoria, o parlamentar lembra que geralmente não há motivação para a violência contra a vítima, que costuma ser tímida, insegura e pouco sociável. São considerados casos de bullying colocar apelidos pejorativos, ofender, humilhar, discriminar, excluir, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, agredir, roubar, depredar o patrimônio alheio, entre outros.

Pesquisa realizada na Grã Bretanha apontou que 37% dos alunos do primeiro grau já sofreram bullying por parte dos colegas. As agressões ocorriam, no mínimo, uma vez por semana. 

No Brasil,  a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Criança e ao Adolescente (Abrapia), em 2002, no Rio de Janeiro, constatou que, dos 5.875 alunos de 5ª a 8ª série entrevistados, 40% admitiam estar envolvido em casos de bullying, sendo que 16,9% foram alvos, 10,9% alvos e autores e 12,7% autores de violência contra outros alunos.

C/ informações da Assembléia Legilativa

O Blog: Em bom tempo, o deputado Colnago trata de um problema que se torna o "terror" da meninada. Sua proposta visa o ensino fundamental, mas vale estender também ao ensino médio e principalmente às escola de nível superior, onde o bicho pega feio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!