terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Deputado capixaba entre os quatro do país que não faltaram a sessões em 2009


Mais da metade dos 553 parlamentares que exerceram o mandato em 2009 faltaram a sessões deliberativas sem apresentar justificativa para a ausência, revela nesta terça-feira (2) o site Congresso em Foco.

O Espírito Santo, porém, tem o que comemorar, em meio a essa gazeta coletiva: o deputado Carlos Manato (PDT) se destaca no seleto grupo de apenas quatro deputados que não faltou a nenhuma sessão da Câmara em 2009, como mostra a reportagem de Fábio Góis.

Além do capixaba, também marcaram presença em todas as sessões realizadas: Emanuel Fernandes (PSDB-SP), Jofran Frejat (PR-DF) e Leonardo Vilela (PSDB-GO).

Os outros, da bancada do Espírito Santo, não compareceram a todas as sessões e alguns nem mesmo justificaram todas as ausências, como Camilo Cola (PMDB) que compareceu a 87, justificou 18 e deixou de lado outras 10. Em 2009, Camilo não compareceu a 28 sessões da Câmara.

Rose de Freitas (PMDB) compareceu a 84 sessões, justificou 31 ausências;  Lelo Coimbra (PMDB) compareceu a 91, justificou 24; Sueli Vidigal (PDT) compareceu a 91, justificou 24; Iriny Lopes (PT) compareceu a 94, justificou 19, deixou sem  justificativa duas sessoões; Luiz Paulo Vellozo (PSDB) compareceu a 97 sessões, justificou 13 ausências, deixou sem explicar outras 5; Jurandy Loureito (PSC) compareceu a 103 sessões, justificou 12 ausências; Capitão Assunção (PSB) compareceu a 104, justificou 11; Rita Camata (PSDB) compareceu a 105 sessões e apresentou 10 justificativas.

As ausências não justificadas implicam corte no subsídio referente ao dia não trabalhado, restrição facilmente eliminada com um atestado médico ou um ofício protocolado junto à Secretaria Geral da Mesa – que pode ser, por exemplo, expedido para o cumprimento da missão oficial autorizada, no Brasil ou no exterior.

C/ Congresso em Foco

Um comentário:

  1. Esses números não estão levando em conta o fato de muitos deputados registrarem presença nas sessões e, em seguida, seguirem para o aeroporto para retornar aos Estados onde moram. Isso acontece pricipalmente nas sessões de quinta-feira. Então, são números de apenas "registros" de presença. Quem dera que nossos deputados trabalhassem mais!!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!