sábado, 11 de julho de 2009

Morte em jogo de RPG: promotora recorre contra absolvição

O capixaba Edson Poloni, um dos acusados de participar da morte de Aline Silveira Soares, em Ouro Preto, durante um jogo de RPG, absolvido no julgamento do dia 5 deste mês, pode voltar ao banco dos réus.
A promotora de Justiça Luíza Helena Fonseca, responsável pelo Caso Aline, protocolou quinta-feira (9), no fórum de Ouro Preto, recurso à decisão do Tribunal do Júri que absolveu os quatro suspeitos de assassinar a estudante, em outubro de 2001.
A vítima foi encontrada em um cemitério da cidade e teria sido morta durante uma partida de RPG (Role Playing Game), com rituais de magia negra.
O capixaba Edson Poloni é um dos acusados de participar da morte de Aline. Os outros são, Camila Dolabela, prima da vítima, Cassiano Garcia e Maicon Lopes.
A promotora Luíza Helena, que deu o caso como encerrado depois da leitura da sentença que declarou os indiciados como inocentes, estudou o processo e decidiu pedir a reabertura do caso.
Como parte da acusação, ela sustentou a tese de que o homicídio teria relações com rituais macabros, influenciado pelo jogo Role Playing Game (RPG).
A defesa, no entanto, mostrou aos sete jurados que não havia evidência que vinculasse o assassinato aos réus. O Tribunal de Justiça estuda o recurso.
O advogado Guilherme Marinho, defensor de dois dos quatro absolvidos, disse que não conhece o teor do recurso e que aguarda a intimação para tomar ciência dos argumentos da promotora.
A mãe da vítima, Maria José Silveira Soares, 60, afirmou que ansiava por uma resposta para o crime, mas admitiu estar desiludida com o rumo que o processo tomou.
O Ministério Público também deve acionar a Corregedoria da Polícia Civil para apurar as circunstâncias da investigação.
Aline Silveira Soares viajou para Ouro Preto, em outubro de 2001, para participar da Festa do Doze. Ela chegou na cidade no dia 11, mas na madrugada de 14 de outubro, o seu corpo foi encontrado sobre um túmulo do cemitério da Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia.
A perícia identificou 17 perfurações na vítima.
C/Informações de O Tempo.

Latoya: "Michael valia mais morto do que vivo"

Latoya Jackson, em entrevista que será publicada neste domingo (12) no diário britânico "News of the World", faz uma declaração surpreendente (na minha opinião a mais lúcida até agora) de que Michael Jackson pode ter sido assassinado porque "valia mais morto do que vivo".
A tese do assassinato surgiu como remota possibilidade apontada em alguns círculos, depois foi defendida pelo próprio pai do artista.
Agora, a irmã Latoya levanta a suspeita de que não houve apenas uma pessoa envolvida no assassinato, mas uma conspiração para tomar o dinheiro de Michael.
Na entrevista, Latoya diz que ela e sua família estão convencidas de que a overdose de medicamentos atribuída ao irmão foi na verdade um assassinato.
"Michael valia muito devido aos direitos autorais de músicas e por isso alguém o matou. Valía mais morto do que vivo", diz La Toya.
Ela assegura também que no dia da morte do astro, desapareceram jóias e dinheiro de sua casa. "Michael sempre tinha dinheiro em casa, em geral cerca de dois milhões de dólares" revelou.
Um grupo de figuras "na sombra"' obrigou Michael a firmar o contrato por 50 concertos em Londres, declarou Latoya, desta vez ao diário 'Mail on Sunday'.
Para ela, seu irmão era dependente de medicamentos e "o homem mais solitário do mundo".
Latoya assegurou que a família encontrará os responsáveis pela morte do "rei do pop".
"Quero justiça por Michael. Não descansarei até saber o que e quem matou meu irmão".
C/Informações do El Mundo.

Sarney autoriza investigação de contas

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), distribuiu há pouco a seguinte nota à imprensa:

"O presidente do Senado, senador José Sarney enviará ofício ao Procurador Geral da República, na próxima segunda-feira, conferindo-lhe todos os poderes e outorgando-lhe as permissões previstas nas leis brasileira e de quaisquer países para requisitar junto às instituições financeiras internacionais informações sobre contas bancárias que tenha no exterior ou tenha tido em qualquer época, valor, ações, depósitos, investimentos, propriedades e qualquer tipo de movimentação financeira em qualquer moeda e de qualquer valor em seu nome. "

As contas de Sarney no exterior

Ter conta no exterior não é pecado.

Omitir nas declarações de rendas, sim. Pode levar o sujeito ao inferno.

A última denúncia contra José Sarney, feita pela revista Veja neste fim de semana, revela que documentos do Banco Central, recolhidos por auditores e pela PF durante a intervenção no Banco Santos, há cinco anos, mostram que o presidente do Senado tinha uma conta no exterior.

Os dados da conta e a movimentação financeira estão em uma "contabilidade clandestina" que, segundo a revista, ficava sob os cuidados de Vera Lúcia Rodrigues, secretária do banqueiro Edemar Cid Ferreira, controlador do falido Banco Santos e amigo íntimo de Sarney.

Em 30 de outubro de 1999, a conta atribuída a Sarney registrava saldo de R$ 1,7 milhão depositado no exterior. A movimentação também mostraria uma coincidência de datas e depósitos, em junho de 2001: logo depois de uma viagem de Sarney e Edemar a Veneza, na Itália, onde o banqueiro teria entregue US$ 10 mil ao presidente do Senado, a secretária registrou essa remessa no histórico da conta.

O problema da existência da conta - não é crime ter dinheiro no exterior -, diz a Veja, é que as declarações de renda do senador "não registram dinheiro no exterior no período contemplado pela contabilidade do Banco Santos".

Além disso, acrescenta a reportagem, "os dólares (da conta JS) equivaliam a 74% do patrimônio total declarado por Sarney à Justiça Eleitoral em 1998, quando concorreu ao cargo de senador pelo Amapá".

C/Informações da Agência Estado e Veja.

Consultor Jurídico noticia censura ao Século Diário

Liberdade de expressão

Juizado Especial censura jornal no Espírito Santo

O jornal online Século Diário, de Vitória (ES), foi condenado a retirar do ar três reportagens publicadas recentemente, tendo como tema central a atuação de dois juízes do estado.

O inusitado no caso é que a decisão de censurar o jornal foi proferida por Marcos Horácio Miranda, juiz do 2º Juizado Especial Cível Adjunto-Ufes, de Vitória. A ação foi ajuizada por colegas do sentenciante, os juízes Carlos Magno Moulin Lima e Flávio Jabour Moulin, ambos também atuando em juizados especiais.

Os dois foram apontados nas reportagens como responsáveis por um suposto esquema de perseguição a advogados nos Juizados Especiais do Espírito Santo.

Segundo informações publicadas nesta quinta-feira (9/7) no veículo capixaba, os dois juízes pediram indenização por danos morais no valor equivalente a 20 salários mínimos, além do pedido de retirada das reportagens do ar.

Esse é o valor-limite para o ingresso de ação no Juizado Especial sem a necessidade de advogado. Além do limite de valor pecuniário das ações, os Juizados Especiais foram criados para julgar matérias de menor complexidade.

O Século Diário também esclarece que “os autores justificam a ação judicial com base no direito de resposta que é assegurado a qualquer cidadão”.

Ainda segundo o Século Diário, antes mesmo de tomar conhecimento do processo, o jornal publicou uma carta-resposta enviada pelo juiz Moulin Lima. Os textos censurados foram publicados nos dias 26 de junho e 2 e 3 de julho deste ano.

Para o advogado Alexandre Fidalgo, avaliar a complexidade da matéria é uma questão abrangente, de entendimento de cada juiz, e que não há lei que impeça o Juizado de prover este tipo de decisão.

"No caso de questões relacionadas à imprensa, trata-se de uma questão constitucional, que afeta a sociedade, por isso não deveria ser julgada em um Juizado Especial".

Ele explica que antes da revogação da Lei de Imprensa (Lei 5.250/67), havia argumento legal para isso. "No caso da Lei 9.099, que regula a competência dos Juizados, é preciso um Mandado de Segurança para combater uma decisão liminar de tirar a informação do ar, por exemplo".

Segundo reportagem publicada pelo jornal, o 2º Juizado Adjunto da Ufes, é hoje, dos dez Juizados Especiais existentes na Capital, um dos três únicos que não estão subordinados à distribuição automática de processos, podendo a parte interessada elegê-lo e lá protocolar livre e diretamente sua demanda.

"Por essa circunstância, foi o juiz Marcos Horácio Miranda o escolhido para despachar o processo, acatando integralmente o que pleiteavam seus colegas Carlos Magno e Flávio Jabour".

Os juízes Flávio Jabour Moulin e Carlos Magno Moulin Lima também atuam em Juizados Especiais do estado. Eles são, respectivamente, filho e sobrinho do desembargador Alemer Ferraz Moulin.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal, os autores moveram 18 ações contra advogados, entre representações criminais, pedidos de indenização ou danos morais.

Segundo o editor-chefe do jornal, Stenka do Amaral Calado, os advogados do veículo estão estudando um meio de suspender a decisão. "Tudo indica que houve uma exorbitância, mas se entrarmos com recursos no mesmo juizado, este será julgado pelos mesmos juízes, o que parece ser uma perda de tempo", explica.

(C/ Informações da Revista Consultor Jurídico, 11 de julho de 2009).

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Convertido

O ex-delegado da PF e ex-deputado federal Moroni Torgan (DEM-CE), que infernizou a vida de muito gente no Espírito Santo e no país, como relator da CPI do Narcotráfico, em 1999, agora está noutra.

Abandonou a política e vai ser missionário da Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias (Mórmon), em Portugal.

A informação é do blog de Cláudio Humberto, neste sábado.

Torgan foi um dos responsáveis pela queda do império de Fernandinho Beira-Mar, que repercute literalmente até hoje.

Combate ao crime

A cidade esteve agitada na noite de hoje.

A polícia cercou as proximidades da Estação Rodoviária, a avenida Vitória e outros pontos movimentados, parando carros, exigindo documentos, fortemente armada.

Policiais militares e civis participaram da operação, que deve ser feita sempre.

CPI da Petrobrás deve convocar Vitor Martins

A CPI da Petrobrás será instalada na próxima terça-feira.

Entre as denúncias que devem ser apuradas, duas envolvem a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Tratam do desvio de royalties de petróleo, apontado pela Operação Royalties da Polícia Federal, e de fraude envolvendo pagamentos, acordos e indenizações feitos pela ANP a usineiros, apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF).

A CPI deverá convocar o diretor da ANP,Vitor Martins, capixaba, indicado para o cargo pelo governador Paulo Hartung, irmão do ministro Franklin Martins.

Vitor enfrenta denúncias de suposta utilização da empresa que manteve em sociedade com sua mulher, Josenia Bourguignon, para beneficiar municípios no processo de distribuição de royalties do petróleo. Fato que ele desmentiu em audiência na Câmara dos Deputados.

Mutirão carcerário do ES termina dia 24 em Cachoeiro

Todos os processos de presos que cumprem pena no Espírito Santo deverão estar revisados até o próximo dia 24, devido ao mutirão carcerário realizado no Estado com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que poderá encerrar os seus trabalhos em Cachoeiro de Itapemirim.

Os batedores do ministro Gilson Dipp, do CNJ, que lançou o mutirão em Vitória, já concederam liberdade a 360 presos, condenados e provisórios, que cumprem pena em presídios do Estado. Os provisórios são maioria: 264 presos.

Rápido no gatilho, até quarta-feira (8), o mutirão analisou 4.137 processos. O objetivo é revisar a execução penal dos presos para garantir o cumprimento da Lei de Execuções Penais.

O mutirão capixaba, instalado no dia 28 de maio último, já beneficiou 568 presos. A força-tarefa tem participação de juízes e funcionários do Estado, defensores públicos e promotores.

Além dos 360 alvarás de soltura, também foram concedidas progressões de pena, visitas periódicas ao lar , transferências de unidade, entre outros benefícios.

Depois de passar pela Grande Vitória, Nova Venécia e Colatina, que reúnem 43 comarcas, o mutirão segue na próxima semana para Linhares, onde analisa processos de seis comarcas.

Entre 20 e 24 deste mês, estará em Cachoeiro de Itapemirim para revisar a situação dos presos de outras 19 comarcas.

A previsão é de que até o dia 24 todos os processos de presos que cumprem pena no Estado sejam revisados.

O mutirão do Espírito Santo foi o primeiro no qual o CNJ incluiu os processos das Varas da Infância e Juventude. O mutirão nessas varas foi concluído com a verificação de 780 processos e soltura de 203 internos.
C/Informações do CNJ.

MP vai pedir arquivamento de processo contra travesti

O Ministério Público do Rio de Janeiro vai pedir a extinção do processo em que o travesti André Albertini, conhecido como Andréia, é acusado de extorsão ao atacante Ronaldo, atual jogador do Corinthians.

André morreu na manhã de quinta-feira (9), em Mauá, São Paulo.

Responsável pela denúncia após o escândalo em abril de 2008, o promotor Alexandre Murilo Graça informou, por meio da assessoria de imprensa, que o MP vai requisitar uma cópia da certidão de óbito de André e solicitar a extinção do processo à juíza da 23ª Vara Criminal, onde tramita o processo.

O corpo de André foi enterrado por volta das 10h15 desta sexta-feira (10) no Cemitério Santa Lídia, em Mauá, no ABC.

Albertini morreu após complicações causadas por pneumonia e meningite.

C/Informações do Consultor Jurídico.

Tom Jobim sem fumaça

Os fumódromos instalados no Aeroporto Internacional Tom Jobim, do Rio de Janeiro, foram desativados. Os locais, também conhecidos como Smoke Points, eram patrocinados por uma indústria de derivados do tabaco e estavam nos dois terminais do aeroporto.

Após entendimentos com a Anvisa, a Infraero informou que o contrato para manutenção dos pontos venceu e não será mais renovado.

A medida vai ao encontro da orientação da Anvisa de que os fumódromos instalados no Tom Jobim não garantiam um ambiente livre de fumaça para o público que freqüenta o local, já que as cabines reservadas para os fumantes não tinham sistema de ventilação que garantisse o isolamento da fumaça.

C/Informações da Anvisa.

Quem se candidata?

A ouvidora-geral da União, Antônia Eliana Pinto, oferece um crédito de R$ 100 mil a cada município brasileiro com mais de 100 mil habitantes interessado em criar a sua ouvidoria.

A informação foi dada no Seminário Internacional Ouvidorias-Ombudsman Brasil-Canadá, que termina hoje (10) em Fortaleza.

Dos 5.565 municípios brasileiros, só 200 têm ouvidoria.

No Espírito Santo, podem concorrer, além dos municípios da Grande Vitória, os de Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

C/Informações da Agência Estado.

"Operação Volver" da PF está no ES


A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (10), no Espírito Santo e em três outros estados, a "Operação Volver", contra o tráfico de entorpecentes.

Os municípios de Viana e Vila Velha estão na mira da PF, que vai combater o comando dos crimes de dentro dos presídios.

A operação se estende também a Cáceres e Cuiabá (Mato Grosso), Uruaçu e Jataí (Goiás) e Rio Branco (Acre).

Serão cumpridos 37 mandados de prisão temporária, dois mandados de prisão preventiva e 23 mandados de busca e apreensão.

Os alvos da PF são comerciantes, advogados, um servidor público, um militar das forças armadas e presidiários que cumpriam penas em estabelecimentos penais nos estados do Espírito Santo e Mato Grosso, comandando o tráfico de drogas a partir das prisões.

C/Informações da Agência Estado.

Vale paga insalubridade em cima do mínimo

O pagamento de adicional de insalubridade deve ser calculado com base no salário mínimo e não a partir do salário do empregado.

O entendimento é da Seção Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que acolheu recurso da Companhia Vale do Rio Doce (Vale).

A empresa foi condenada a pagar a parcela ao ex-técnico mecânico que prestou serviços para ela por 18 anos e provou na Justiça ter direito ao recebimento do adicional em grau máximo.

Pela condenação, o índice de 40% incidiria sobre a remuneração do empregado, e não sobre o salário mínimo, como pretendia a empresa.

Para o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES), a Vale alegou que a base de cálculo do adicional deveria ser o salário mínimo, nos termos do artigo 192 da CLT.

Mas o TRT-17 rejeitou a pretensão, aplicando as Súmulas 83 do TST e 343 do Supremo Tribunal Federal, que dispõem, basicamente, não caber ação rescisória por violação literal de lei quando a decisão a ser rescindida estiver baseada em texto infraconstitucional, de interpretação controvertida.

No Recurso Ordinário apresentado ao TST, esse obstáculo foi superado.

O relator, ministro Renato de Lacerda Paiva, acolheu o argumento da empresa de que, na época da decisão, em 2004, a questão não era controvertida; inclusive a Orientação Jurisprudencial 2 da SDI-2 sobre o assunto já tinha sido editada.

Em relação ao mérito do processo, o ministro concluiu que a Vale tinha razão em pedir o cálculo com base no salário mínimo.

C/Informações do TST.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Aeroporto de Vitória não sai tão cedo

Continua cercada de mistério a data da retomada das obras de ampliação do aeroporto de Vitória.

Pelo menos, se levadas em conta as declarações do presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, que apresentou nesta quinta-feira (9), no Senado, o panorama geral da empresa e o cronograma de investimentos em melhorias e obras de todos os 67 aeroportos do país.

Os dados foram divulgados para dez senadores , durante audiência na Comissão de Serviços de Infraestrutura, em Brasília , presidida pelo senador Fernando Collor.

As obras paralisadas nos aeroportos de Vitória (ES), Guarulhos (SP), Goiânia (GO) e Macapá (AP) foram temas da arguição.

O presidente explicou sobre a impossibilidade de manter os contratos com os consórcios por questões já apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no passado, e disse que a Infraero optou pela rescisão dos contratos e de novas licitações.

Nicácio disse ainda que só falta a rescisão do contrato do aeroporto de Goiânia.

“As obras serão retomadas, algumas já este ano, como é o caso de Guarulhos”, lembrou.

Sobre as outras- inclusive as do aeroporto de Vitória- silenciou e não foi questionado.

C/Informações da Infraero.

Novo desembargador tem histórico familiar

O advogado Namyr Carlos de Souza Filho tem um bom DNA. Filho de um conceituado jurista e de uma mulher de personalidade marcante, certamente oferecerá muito ao Espírito Santo.
O advogado Namyr Carlos de Souza, falecido, pai do futuro desembargador, teve um comportamento ético irrepreensível durante os governos indiretos do Espírito Santo que lhe reservaram cargos públicos, que iam de secretário de Estado a presidente da Fundação Cultural.
Não vacilou em relação à sua postura democrática e manteve irretocável a sua biografia.
Aos jornalistas, proporcionou sempre boas matérias, através do diálogo aberto, com respeito, sem nada ocultar.
Seus irmãos - falecidos precocemente como Namyr - também legaram ao Espírito Santo filhos que assumem papéis relevantes na sociedade. Como o advogado Sérgio Carlos de Souza e o publicitário Cláudio Carlos de Souza, que atuou na Gazeta Mercantil e na Folha de S. Paulo, e aplica a experiência profissional em São Paulo.
À mãe, do novo desembargador, senhora Maria da Glória, e à irmã, advogada Margareth, os cumprimentos deste blog.
O advogado foi indicado pela OAB para a vaga no TJ-ES, a ser ocupada pelo chamado quinto constitucional.

Fernando Camargo x Bispo Macedo: milonário capixaba ficou sem TV

Por falar em Globo, a emissora não vai incluir na comemoração dos 40 anos uma TV de Minas Gerais, responsável por seu crescimento, que perdeu há um ano.

Num imbróglio entre o empresário capixaba Fernando Camargo e o Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, dono da Record.

A TV Leste, com sede em Governador Valadares, de propriedade de Getúlio Miranda e Edson Gualberto, que cobre 153 cidades do leste de Minas, com mais de 2 milhões de habitantes.

Até julho de 2008, a TV Leste, afiliada à Globo, foi líder de audiência na região. Em agosto, passou a retransmitir a programação da Record.

Em abril de 2008, surgiram os primeiros boatos de que a TV Leste trocaria a Globo pela Record. Em julho, a Globo anunciou que não renovaria o contrato da TV Leste.

A Globo, segundo os donos da TV Leste, teria condicionado a renovação com a emissora ao estabelecimento de parceria entre ela e a Rede InterTV, do capixaba Fernando Camargo.

Em nota à imprensa sobre a não-renovação com a teve mineira, a Globo declarou que a gestão estava aquém de seus padrões de qualidade.

Em julho, a TV Leste e a Record, do Bispo Macedo, fecharam a nova parceria.

O sócio da Leste, Edson Gualberto, na ocasião, revelou à imprensa que a Globo, " só renovaria se fizéssemos parceria com a InterTV" ( Fernando Camargo).

Segundo Gualberto, a "parceria representava a venda de 60% das cotas pertencentes à TV Leste e o direito de a Globo indicar os diretores de jornalismo e comerciais".

A InterTV, de Fernando Camargo, é responsável pelas afiliadas da Globo em Natal (RN) e interior dos estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Mas deixou de garfar uma fatia expressiva da audiência mineira.

C/outros.

Mudanças no jornalismo da Globo

Anunciadas novidades na direção de jornalismo da TV Globo.

1)Carlos Henrique Schroder passa de diretor-geral da Central Globo de Jornalismo para Diretor-Geral de Jornalismo e Esportes, que acaba de ser criada.

2)O diretor-executivo da Central Globo de Jornalismo, Ali Kamel, sobe para o lugar que era de Schroder desde 2001.

3) Luiz Fernando Lima, diretor da divisão de Esportes, vira o número 1 da também recém-criada Central Globo de Esportes.

Kamel e Lima continuam subordinados a Schroder.

C/ Informações da Coluna Radar, revista Veja.

Corrupção de Sarney: o saco sem fundos

A nova denúncia contra o presidente do Senado, José Sarney, divulgada nesta quinta-feira (9) pelo jornal O Estado de São Paulo, leva a assinatura do repórter capixaba Rodrigo Rangel, em parceria com Leandro Colon, e coloca os poderes da República em polvorosa.

Trata da Fundação José Sarney - entidade privada instituída pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para manter um museu com o acervo do período em que foi presidente da República - responsável pelo desvio, para empresas fantasmas e outras da família do próprio senador, de dinheiro da Petrobrás repassado em forma de patrocínio para um projeto cultural que nunca saiu do papel.

Do total de R$ 1,3 milhão repassado pela estatal, pelo menos R$ 500 mil foram parar em contas de empresas prestadoras de serviço com endereços fictícios em São Luís (MA) e até em uma conta paralela que nada tem a ver com o projeto.

Uma parcela do dinheiro, R$ 30 mil, foi para a TV Mirante e duas emissoras de rádio, a Mirante AM e a Mirante FM, de propriedade da família Sarney, a título de veiculação de comerciais sobre o projeto fictício.

A verba foi transferida em 2005, após ato solene com a participação de Sarney e do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli.

C/ Informações de O Estado de S. Paulo.

Portal Século Diário sob censura

Comunicado de primeira página do portal Século Diário, nesta quinta-feira (9), informa:

Juizado Especial censura matérias de Século Diário sobre atos de dois juízes

A Redação de Século Diário, cumprindo ordem do juiz Marcos Horácio Miranda, do 2º. Juizado Especial Cível Adjunto-Ufes, retirou do ar as matérias publicadas nos dias 26 (relativa ao dia anterior) de junho e 02 e 03 de julho do corrente ano, em virtude da ação número 024.09.018872-3, movida pelos juízes Carlos Magno Moulin Lima e Flávio Jabour Moulin.

Detalhes no site www.seculodiario.com.br

Nem Baco salva

A tropa de choque " Madrugada Viva", encarregada de pegar os pinguços que insistem em dirigir, entra em campo na região de montanhas neste fim de semana.

Sobe a serra para fechar o cerco em torno dos participantes do XVI Festival Internacional do Vinho de Domingos Martins, que será aberto oficialmente nesta sexta-feira (9) e vai até a primeira semana de agosto.

A operação comandada pelo Detran tem participação da Polícia Militar e da Federal que comparece através dos patrulheiros da Polícia Rodoviária.

Vai sobrar para quem abusa.

Sai finalmente a CPI da Petrobrás

Acuado por todos os lados, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou nesta quinta-feira (9) que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras seja instalada na próxima terça-feira, dia 14, às 15h, "com qualquer número de membros presentes".

A determinação de Sarney foi feita em ofício protocolado na Secretaria Geral da Mesa e destinado ao senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que presidirá a reunião de instalação da CPI por ser o mais idoso do colegiado.

Várias tentativas de instalar a CPI não deram resultado por falta de quórum (número mínimo de parlamentares presentes).

(Atenção para o detalhe: com qualquer número de membros)

C/Informações do Senado Federal.

União gay: STF quer saber qual é o limite

Ministro Gilmar Mendes pede que PGR delimite objeto da ação que pede reconhecimento de relação homoafetiva.

Em despacho datado desta quinta-feira (9), o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pede à Procuradoria Geral da República (PGR) que especifique e delimite os argumentos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 178.

Nesta ação, a PGR pretende que a Suprema Corte reconheça a união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.

Em capítulo específico da ADPF, a Procuradoria sustenta que o Estado viola preceitos fundamentais quando deixa de reconhecer uma série de direitos que seriam alcançados caso a união homossexual fosse considerada uma entidade familiar.

Entre eles, o direito ao recebimento de benefícios previdenciários; à declaração conjunta de imposto de renda; à visitação íntima em presídios; e à licença no caso de morte do companheiro ou da companheira.

Acrescenta que há uma multiplicidade de atos e omissões do Estado que implicam em séria ofensa aos direitos fundamentais dos homossexuais.

No entanto, de acordo com o despacho do ministro Gilmar Mendes, a Lei 9.882/99 prevê que o objetivo da ADPF é reparar lesão a preceito fundamental resultante de ato do Poder Público.

Nesse sentido, a ADPF não teria esclarecido quais seriam os atos do Poder Público que violariam os preceitos fundamentais citados.

Além de pedir a complementação no prazo de 10 dias, o ministro observou que não é o caso de uma decisão urgente por parte da Presidência no período de recesso.

Ele acrescentou que o tema é discutido em outra ADPF (132) de relatoria do ministro Carlos Ayres Britto, inclusive com um parecer da PGR pela procedência, “e em momento oportuno será julgada pelo Plenário desta Corte”.

A ADPF 132 foi ajuizada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Nesse caso, ele pede que o STF aplique o regime jurídico das uniões estáveis, previsto no artigo 1723 do Código Civil, às uniões homoafetivas de funcionários públicos civis do estado.

C/Informações do STF.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Passagens de ônibus vão valer por um ano

As empresas de transportes terrestres, em guerra com as empresas aéreas, cujas ofertas são cada vez mais tentadoras, marcaram um round nesta quarta-feira (8).

O prazo de validade para os bilhetes de passagens de transporte coletivo rodoviário de passageiros intermunicipal, interestadual e internacional passa a ser de um ano.

A nova lei foi publicada hoje no "Diário Oficial da União" e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já providencia a adequação da regulamentação (da legislação) dirigida às transportadoras que prestam o serviço.

A validade por um ano independe de data e horário marcados e os bilhetes podem ser remarcados.

O passageiro que desistir da viagem terá direito ao reembolso do valor do bilhete, que deve ser feito pela transportadora em até 30 (trinta) dias, a partir do pedido.

C/Informações da Agência Estado.

Se beber, não dirija

O diretor de uma conhecida empresa estatal do Espírito Santo, acaba de ter sua carteira de motorista suspensa por um ano.

Caiu na rede do bafômetro e ficou comprovado que abusou da bebida.

Os responsáveis pelo cerco garantem que ele foi educadíssimo e aceitou a correção.

Boa vizinhança

O prefeito João Coser (PT), ligado à ala da Igreja Católica dentro do seu partido, procura manter boa convivência com os evangélicos.

Toda semana realiza na sede da PMV, em Bento Ferreira, um culto com a presença de pastores, e ouve atentamente à pregação. Os ministros representam diversas igrejas.

O número de cerimônias está em quase 60.

Rosental Calmon fala em congresso internacional em SP

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) inicia nesta quinta-feira (8), em São Paulo, o 4º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Entre os convidados, o jornalista Rosental Calmon Alves, do Centro Knight para Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas (Austin), EUA, que falará sobre “As ameaças e oportunidades para o jornalismo investigativo na era digital”.

Rosental iniciou sua carreira em Vitória, nos jornais "O Diário" e "A Gazeta", e depois mudou para o Rio, onde nos anos 70 trabalhou no Jornal do Brasil. Foi também correspondente internacional na América Latina.

Entre os seus trabalhos, nesse período, destaca-se a cobertura da guerra das Malvinas.

Momento Mário Quintana


Poeminha Sentimental


O meu amor, o meu amor, Maria
É como um fio telegráfico da estrada
Aonde vêm pousar as andorinhas...
De vez em quando chega uma
E canta (Não sei se as andorinhas cantam, mas vá lá!)
Canta e vai-se embora
Outra, nem isso,
Mal chega, vai-se embora.
A última que passou
Limitou-se a fazer cocô
No meu pobre fio de vida!
No entanto, Maria, o meu amor é sempre o mesmo:
As andorinhas é que mudam.

O fim do " Lar Doce Lar"

O conflito entre os moradores do bairro Fradinhos e a Prefeitura de Vitória coloca frente a frente o ex-prefeito de Vitória, Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), e seu sucessor, João Coser ( PT).

Em busca do isolamento, Luiz Paulo construiu a sua mansão na antiga fazenda do barão de Monjardim, que deu origem ao bairro.

Mas Coser, agora, pode acabar com o seu sossego, se vier a construir no local, como planeja, casas populares para 90 famílias de baixa renda.

O Fradinhos é um recanto de celebridades.

Também moram no bairro o ex-governador Vitor Buaiz (PV) e a deputada federal Rose de Freitas (PMDB), só para citar alguns influentes.

Menores em casa

O senador Magno Malta (PR-ES) recebeu nesta quarta-feira (8), em seu gabinete, em Brasília, o juiz Evandro Pelarin, responsável pelo "toque de recolher" para menores em quatro municípios do interior de São Paulo .

No encontro, Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia do Senado, elogiou a medida que considera "uma forma de prevenção ".

Já o juiz Pelarin, titular da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, interior de São Paulo, revelou que a expressão "toque de recolher" foi cunhada pela imprensa.

E admitiu que a medida divide opiniões ao ser apontada como forma de "higienização", por apoiadores, ou de ter um caráter nazista, por críticos que nunca o procuraram para debater a questão.

C/ Informações do Senado Federal.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Le Monde: o mistério em torno dos restos mortais de Jackson

Que fim levaram os restos mortais de Michael Jackson ? Depois de uma vida cercada de mistério, a morte se encarrega de dar continuidade à história do rei do pop.

A imprensa internacional especula nesta quarta-feira, menos de 24 horas após a cerimônia de despedida que parou o mundo, sobre onde foi parar o seu corpo, terça-feira, mais de três horas após a cerimônia em sua memória, em Los Angeles.

A especulação não se restringe aos tablóides considerados "'sensacionalistas", mas à imprensa influente e tradicional, como o site do jornal francês Le Monde.

O caixão do "rei do pop", dourado com ouro fino e coberto por um manto de flores vermelhas, foi levado por seus irmãos, após a cerimônia, para o carro fúnebre, que imediatamente deixou o Staples Center, onde a cerimónia teve lugar no coração de Los Angeles.

Os helicópteros das emissoras de televisão que o seguiram, perderam o controle do carro fúnebre, enquanto a limusine da família do cantor seguia para o hotel de luxo Wishire Beverly, no coração de Beverly Hills.


Não houve qualquer indicação de que o destino final do corpo do astro pop foi o Forest Lawn Cemetery, nas colinas de Hollywood, onde foi realizada uma cerimônia para a família.

Os responsáveis pelo cemitério, conhecidos por sua discrição, têm insistido em nunca fazer declarações sobre os serviços funerários registrados em Forest Lawn.

A polícia também se recusou a comentar e as especulações voltaram a eclodir.

O site especializado em entretenimento TMZ.com - primeiro a anunciar a morte de Michael Jackson - acreditava que o corpo não seria apresentado em Forest Lawn e considerou o ataúde um chamariz para atrair fãs e jornalistas.

Vários meios consideram que Michael Jackson foi cremado e as cinzas espalhadas sobre a terra de seu rancho Neverland, na Califórnia, a noroeste de Los Angeles.

O caixão, ainda fechado e coberto com uma camada de flores vermelhas, foi retirado do Forest Lawn Cemetery, no Staples Center e, em seguida, levado ao palco pelos irmãos do astro.

Responsável pelas declarações para o atestado de óbito, La Toya Jackson deixou em branco a informação sobre o local do sepultamento.

E feriu Michael Jackson pela última vez ao declarar sua cor:" Negro".

C/Informações do Le Monde.

Pelotizadora do Tubarão volta a funcionar no 2º semestre

A informação do presidente da companhia, Roger Agnelli, é dada pelo Valor Econômico on line nesta terça-feira (7).

A Vale reserva uma "surpresa positiva" entre o último trimestre deste ano e o início do ano que vem.

Como reflexo da melhora gradual dos mercados, a mineradora vai retomar até o fim do ano a produção em uma pelotizadora em Tubarão, no Espírito Santo.

Segundo o executivo, a retomada da pelotizadora acontecerá em um momento de recuperação do mercado à vista para o minério de ferro.

Sobre as outras quatro pelotizadoras da empresa que permanecerão paradas, Agnelli ressaltou que poderão voltar "mais para o final do ano que vem".

Coser presta contas à Câmara debaixo de greve

O prefeito de Vitória, João Coser, presta contas do ano primeiro semestre de 2009 na Câmara Municipal de Vitória (CMV) nesta quarta-feira (07), às 17 horas, no Plenário.

Em sua apresentação, João Coser deverá mostrar a execução orçamentária do governo, com a despesa do Executivo por função de governo, bem como a aplicação dos recursos por área.

Para o ano de 2009, a Prefeitura terá uma receita prevista de R$ 1.287.765.530,00 (bilhão). O número é a soma da receita do Executivo e da receita previdenciária.

Uma boa oportunidade para questionar o insucesso do prefeito nas áreas da Saúde e Educação e as razões do seu fascínio por obras públicas.

O prefeito chega à Câmara- onde a "oposição" não faz sequer uma marolinha- em meio à movimentação grevista dos médicos do município, que sacrifica a população.

Título de eleitor pela internet chega ao ES em agosto

A partir do dia 3 de agosto, os cidadãos do Espírito Santo vão poder solicitar o título de eleitor ou transferir o domicílio pela internet, informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Título Net, serviço eleitoral eletrônico, entrou em funcionamento segunda-feira (6), em Rondônia. Na próxima segunda-feira, chegará à Paraíba. Depois, ao Distrito Federal, dia 20, e São Paulo e Paraná, dia 27

Em agosto, o cronograma prevê a implementação do projeto nos demais estados.

Testado em caráter experimental no Distrito Federal em 2008, o Título Net deve agilizar o atendimento aos cidadãos. Depois de preencher seus dados no serviço, o eleitor comparecerá a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com documento de identificação e comprovante de residência.

C/Informações da Agência Estado.

Cerco à pedofilia chega aos cartões de crédito

O uso do cartão em operações de crédito ou débito relacionadas a jogos de azar e pornografia infantil pela internet será proibido no país.

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou proposta que veta às operadoras a autorização para esse tipo de negócio.

A matéria segue para exame na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Pelo projeto de lei de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), os cartões de pagamento não podem ser usados em jogos ilícitos, aquisição ou aluguel de filmes, textos, fotografias e outros materiais pornográficos com participação de menores de dezoito anos.

Em seu parecer favorável, o senador César Borges (PR-BA) destacou que a melhor forma de proibir jogos de azar e pornografia pela internet é dificultar o pagamento através de cartões.

Se as empresas de cartão de crédito bloqueiam determinadas operações, quando têm interesse, ponderou o relator, cabe a elas fiscalizar operações proibidas, e podem ser punidas pelas regras previstas no Código de Defesa do Consumidor, caso não obedeçam.

C/Informações do site do Senado Federal.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O adeus ao rei do pop

Com início previsto para as 10 horas (14 horas de Brasília), nesta terça-feira (6), o culto em memória do cantor Michael Jackson deve durar duas horas e será transmitido ao vivo diretamente do estádio Staples Center, em Los Angeles.

O estádio receberá 11 mil pessoas e o Teatro Nokia, anexo ao Staples Center, outras 6 500 que poderão acompanhar a cerimônia através de telões.

Segundo os organizadores, a transmissão da cerimônia poderá ser feita por todas as emissoras interessadas, americanas ou estrangeiras.

Ah, se arrependimento matasse!

O atacante Ronaldo meteu o presidente Lula na maior saia justa, na noite desta segunda-feira (6), ao revelar que ele indica empreiteiras para o Corinthians, que possam participar da construção do novo Centro de Treinamento (CT) do time.

"Ele [o presidente] está dando alguns contatos de empreiteiras que podem nos ajudar, não é financeiramente", revelou o Fenômeno ao SporTV.

"O presidente está sabendo de tudo [o que ocorre no clube] e indica as empresas que podem nos ajudar."

Ronaldo foi questionado sobre mais detalhes da participação do presidente na construção do CT, grande sonho do Corinthians, mas evitou novas declarações e voltou a destacar que Lula não tinha participação financeira.

C/Informações da Agência Estado.

No olho do furacão

Com 11 casos de gripe suína confirmados, quase 48 mil casos de dengue também confirmados e bombardeado pelas denúncias do deputado estadual Euclério Sampaio, o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tosi, vive nos últimos dias o seu inferno astral.

Happy Ringo Starr Day!

Vídeo com a performance de Ringo Starr, que hoje completa 69 anos, no The Late Late Show, apresentado por Craig Ferguson.

Casagrande faz nova denúncia sobre contas do Senado

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) encaminhou hoje (6) ao presidente do Senado, José Saney (PMDB-AP), ofício em que sugere providências a respeito da existência de três contas, criadas em 1997, sem registro na contabilidade oficial da Casa ou em qualquer outro sistema de monitoramento de gastos públicos.

A informação é do repórter Fábio Gois, do Congresso em Foco, na edição desta segunda-feira.

Segundo a matéria, o saldo das contas chegaria, conforme reportagem publicada sábado (4) pela Folha de S.Paulo, a R$ 16 milhões, e estava sob responsabilidade, sem necessidade de prestação de contas, do ex-diretor-geral Agaciel Maia, afastado em março deste ano por ocultação de bens à Receita Federal.

Casagrande pede a Sarney para " agir com firmeza e celeridade“, e aponta a “fragilidade extrema” da gestão administrativa do Senado, ao considerar “imprescindível” que as contas sejam unificadas, bem como encerradas aquelas que não estejam incluídas na chamada Conta Única do Tesouro Nacional, que reúne todas as movimentações financeiras da administração pública federal.

O senador solicita ainda “verificação da regularidade das movimentações anteriores”, referentes ao recursos da conta tripla, relata o repórter do Congresso em Foco.

Diante da notícia, Sarney determinou abertura de comissão externa para apurar a criação e a gestão da conta tripla.

C/Informações do Congresso em Foco.

Uma notícia que vai mudar o mundo

Começa a ser publicada nesta terça-feira (7) a coluna semanal "O Presidente Responde", assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No país, 94 jornais se inscreveram para receber o material: 69 veículos diários, três bissemanais e 22 semanais, quinzenais ou mensais.

A maior concentração está na região Sudeste, com 43 jornais cadastrados, sendo 26 no estado de São Paulo. No Nordeste, 19 veículos foram inscritos; no Sul, 18; no Norte, nove; e no Centro-Oeste, cinco. No total, 65 municípios, de 22 estados, receberão a coluna, sendo 19 capitais.

Semanalmente, o presidente irá responder a três perguntas enviadas por leitores dos veículos cadastrados. O material ficará disponível para os jornais não cadastrados no
site do Planalto.

C/Informações do Comunique-se.

Senado gastou quase R$ 2 milhões em passagens em 2009

Os gastos do Senado com passagens aéreas para o exterior triplicaram em 2009 , embora ainda estejamos no meio do ano, como informa nesta segunda-feira o portal da ONG Contas Abertas.

Dados do Siafi, que controla os gastos públicos federais, mostram que a Casa gastou quase R$ 1,8 milhão em passagens aéreas para fora do país entre janeiro e junho de 2009.

No mesmo período do ano passado, os gastos foram de R$ 549 mil o equivalente a três vezes menos do que o registrado agora.

Também houve crescimento com o pagamento de passagens para viagens dentro do Brasil.

No primeiro semestre deste ano, o Senado gastou R$ 7,8 milhões em bilhetes no país, enquanto nos primeiros seis meses de 2008 pagou R$ 5,1 milhões: uma diferença de R$ 2,7 milhões, ou 53% .

União gay: no STF parceiro de servidor tem plano de saúde

Começa a vigorar o ato deliberativo do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite aos seus funcionários que vivem relações homoafetivas estáveis incluírem seus parceiros como dependentes do plano de saúde do tribunal, o STF Med.
A questão foi discutida pelos ministros da Corte em reunião administrativa realizada em janeiro e junho deste ano e a medida passou a valer no dia 1º de julho.
Para colocar o companheiro ou companheira como dependente, o funcionário precisa comprovar que a união é estável apresentando uma declaração pessoal.
Além disso, a união também poderá ser comprovada por cópia autenticada de declaração conjunta de imposto de renda; referência ao companheiro no testamento; comprovação de residência em comum há mais de três anos e comprovação de financiamento de imóvel em conjunto e comprovação de conta bancária conjunta há mais de três anos.
Outro requisito é comprovar que não existe da parte de nenhum dos dois companheiros qualquer impedimento decorrente de outra união.
Para esses casos, poderá ser apresentada declaração de estado civil de solteiro firmada pelos companheiros; certidão de casamento com a averbação da sentença do divórcio; sentença que tenha anulado casamento ou certidão de óbito do cônjuge, na hipótese de viuvez.
Os companheiros de funcionários do STF deixarão de ser beneficiados nos casos que houver a dissolução da união homoafetiva, o desligamento do funcionário titular do benefício ou no caso de comprovação de que foram apresentadas informações inverídicas.
C/Informações do STF.

Indústria automobilística dribla a crise no Brasil

Em junho, as montadoras do país produziram 283,9 mil veículos.

Volume 8,4 por cento acima do fabricado em maio, segundo a Anfavea.

Em relação a junho de 2008, o recuo foi de 8,2 por cento.

Nos primeiro semestre deste ano, a indústria produziu 1,46 milhão de unidades, queda de 13,6 por cento em relação ao mesmo período de 2008.

As vendas em maio atingiram recorde histórico de 300,2 mil unidades, alta de 21,5 por cento sobre maio e de 17,2 por cento sobre junho passado -mantendo a tendência de crescimento dos meses anteriores e impulsionadas por uma antecipação de compras antes da renovação no desconto do IPI para o setor.

No semestre, as vendas avançaram 3 por cento na comparação com os primeiros seis meses do ano passado, para 1,45 milhão de unidades.

C/Informações da Agência Estado.

domingo, 5 de julho de 2009

OAB inicia campanha no país

A campanha sucessória para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil começou neste domingo (5), embora as eleições só tenham início em janeiro de 2010.

A Ordem atualmente é presidida por Cezar Britto.

Entre setembro e outubro haverá eleições para as seccionais.

Sai nesta segunda-feira o novo livro da Pascolato

Costanza Pascolato, ícone da moda brasileira, lança nesta segunda-feira (6) o livro "Confidencial", com histórias pessoais de quem, aos 69 anos, sem plásticas, maquiagem exagerada , de óculos escuros para esconder as olheiras, continua sendo o modelo idealizado por muitas mulheres, quando se fala em charme e inteligência.

Costanza Maria Teresa Ida Clotilde Giuseppina Pallavicini Pascolato, revela segredos de moda, estilo e bem-viver (Editora Jaboticaba). E dá dicas usando como exemplo as escolhas que fez ao longo da própria vida.
Ensina como ter estilo e elegância – falar palavrão, por exemplo, só dentro do carro ou em casa, sozinha. E, para começar bem um guarda-roupa, uma calça de alfaiataria, uma pashmina (espécie de xale), uma camisa branca básica e um sapato de qualidade.

"Um bom sapato vale mais do que três não tão legais, ainda que bem mais em conta", diz.
A imprensa nacional abre generosos espaços para a dama, ao anunciar o seu mais novo livro, que promete ser surpreendente.
C/Informações da Época.

Registro

O falecimento do jornalista Nilo Martins- que deixa uma lacuna na imprensa do país- elevou para cinco o número de mortes entre nomes destacados para superintendente de Comunicação do Espírito Santo, nos 10 últimos anos.

Em 1999, faleceu o jornalista Otaviano de Carvalho, do Governo Vitor Buaiz. José Nunes Dias, do Governo José Ignácio, faleceu em 2005, e Xerxes Gusmão Neto, da administração Albuíno Azeredo, faleceu em 2007. Este ano, faleceu o administrador Eugênio Buery, que também ocupou o cargo no Governo José Ignácio.

Senado Federal: Casagrande quer investigar planos de Saúde

A mesa diretora do Senado fará auditoria nas contas secretas usadas para custear o plano de saúde dos funcionários da Casa.

O primeiro-secretário, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), disse neste domingo (7) que é preciso saber como essas contas são administradas e se houve mau uso do dinheiro, estimado em R$ 160 milhões.

O presidente da Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, Renato Casagrande (PSB-ES), também pedirá explicações à Mesa Diretora.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, as contas paralelas foram criadas em 1997, na gestão do então presidente Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA).

"A conta é necessária porque é com esse dinheiro que é custeado o plano de saúde. A questão é saber se é bem gerida", disse Heráclito, ao defender a criação de um conselho de gestão para administrar os recursos, com a participação de servidores do Senado, da ativa e aposentados.

O senador Renato Casagrande contou que já havia a suspeita da existência de outras contas, que estavam sendo investigadas pela comissão.

"A nossa avaliação é que estas contas eram uma prática equivocada, tanto que o Senado mandou encerrar as contas. Me estranha muito, se existirem estas outras contas, porque não fizeram tudo de uma vez só", afirmou o senador, lembrando que no mês passado foram identificadas duas contas paralelas, no valor de R$ 3,74 milhões.

Casagrande disse que apresentaria neste domingo um pedido de esclarecimentos ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

C/Informações da Veja on line.

Escândalos do Senado trazem Dalla de volta

Sobrou para o ex-senador capixaba Moacyr Dalla, falecido, a denúncia deste domingo (5) contra o Senado Federal, atingido nos últimos dias por um vendaval de escândalos.

O Globo resgata o "trem da alegria" criado com a nomeação de 1 554 funcionários para a gráfica do Senado, nos anos 80, quando Dalla esteve à frente da Casa.

Os atos beneficiavam filhos, afilhados e esposas de políticos.

A gráfica se tornou um peso para os cofres da viúva: tem hoje 1 100 funcionários- 600 efetivos e 500 terceirizados- e 90% da capacidade ociosa. São cinco diretores e 75 chefes.

O Globo revela também que Dalla foi responsável pela nomeação de Roseana Sarney para o Senado, onde entrou em 1984, como assessora técnica, através de ato secreto.

Como o pai , José Sarney, era presidente da República, Roseana foi colocada à disposição da Casa Civil do Governo, mas continua funcionária do Senado até hoje.

Funcionária efetiva, diga-se de passagem.

C/Informações do Globo.com

A elegância que bancamos

A Presidência da República empenhou R$ 40 mil para a compra de 48 ternos completos (cor a definir), 144 camisas com tecido liso, “misto de poliéster e algodão, de primeira qualidade de modo a não permitir transparecer o corpo, sob medida, cor a definir, modelo social manga longa”, 48 gravatas também com acabamento de primeira qualidade, 96 pares de meia social masculina, 48 cintos de couro, 48 pares de sapato, 24 calças sociais e 24 sobretudos.
Todas as peças são da griffe Aurélio Dias. Resta saber quem vai desfrutar das novas compras para ficar bem na fita.
C/Informações do "Carrinho de Compras" (Contas Abertas).