
sábado, 5 de dezembro de 2009
Eike se inspirou em Lula para o título do filme de Eliezer

La Tour d'Argent põe à venda 18 mil garrafas de sua cave

Com a venda das 18 mil garrafas, pode arrecadar um milhão de euros, graças ao período de Natal. David Ridgway (foto), o sommelier que reina no porão de 2.500 metros quadrados desde 1981, fixou o preço de cada garrafa.
Os vinhos, comprados diretamente de produtores, são mantidos sob condições ótimas. O termômetro da cave varia de 12 graus no inverno a 14 no verão.
Sem comentários
Quando ele acordar, já era!
(Por Tutty Vasques- portal Estado)
Música de Dylan vira hino não-oficial em Copenhague
De patinho feio a queridinho
O contrato com a operadora mostra que algo mudou. Dunga já teve uma imagem ruim junto aos torcedores. Mas isso, parece, ficou para trás depois da campanha vitoriosa da seleção (que, aliás, é patrocinada pela Vivo). Por um ano de trabalho, vai botar no cofre 1,6 milhão de reais.
(Por Lauro Jardim/Veja on line)
Em janeiro, o Enem dos presídios
O exame será nos presídios que inscreveram os detentos e que mantêm programas especiais de ensino médio. A aplicação especial foi decidida dentro do sistema logístico de segurança do Enem.
No dia 5 de janeiro, serão aplicadas provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia 6, os presos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e também a redação.
As questões serão diferentes das que fazem parte do Enem regular, mas o nível de dificuldade da prova será idêntico. De acordo com o Inep, isso vai ser assegurado por meio do uso de uma metodologia utilizada em avaliações de habilidades e conhecimentos.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Influenza A faz duas baixas na comitiva de Lula
Pré-sal: Câmara deve votar partilha terça-feira
Fontana considerou que o acordo construído esta semana leva a um "ponto de equilíbrio" em que Estados e municípios não produtores de petróleo tiveram um ganho importante, o que torna possível a votação.
Ele observou, no entanto, que o regimento interno da Câmara é complexo e a votação deverá ser demorada. Para o deputado, o "nível de pacificação está maior que há 30 dias" em relação aos projetos.
Tá chegando a hora!
É consenso em quase todos os partidos que quanto antes 2009 acabar, melhor.
(Tutty Vasques/ Estado on line)
Agnelli recebe prêmio de cidadania global sob protestos em NY

Agnelli foi o primeiro brasileiro a receber a honraria concedida pelo BCIU. No jantar de gala, ele considerou o dia muito especial e decidiu "não ler o discurso. "Vou dizer direto do coração", afirmou, ao colocar as anotações de volta no bolso.
Lula: "Sou cobrado por não falar linguas e não ter curso universitário"
“Qualquer presidente no Brasil, se ele fracassar, não tem problema, ele vem pra Europa passar dois anos fazendo palestra, vai para Harvard fazer um curso de pós-graduação”, disse o presidente.
“Mas eu tinha clareza de que eu não podia errar”, acrescentou, referindo-se ao período em que era candidato a presidente.
“E que a cobrança em cima de mim seria muito maior do que sobre qualquer outro presidente. Se eu fracassasse, ia durar mais 200 anos para um metalúrgico sem diploma universitário querer ser presidente da oitava economia do mundo.”
Compra das Casas Bahia pelo Pão de Açúcar será decidida pelo Cade
Brasileiro é líder mundial de horas no Twitter

"O Brasil é o país que mais cresce, em termos de tempo passado no Twitter, do que outras nacionalidades, que geralmente oscilam ou caem", disse o analista de mídia do Ibope, José Calazans.
O Ibope contabiliza 8,7 milhões de internautas brasileiros que estiveram no serviço de microblogs no período.
Magno quer que o MPF apure preços de refrigerantes e salgadinhos
Fusão do Pão de Açúcar e Casas Bahia será anunciada hoje
Juntas, Bahia e Pão de Açúcar formam um colosso que deve fechar 2009 com um faturamento de 45 bilhões de reais por ano. Com esse faturamento, o gigante recém-formado passa a ser a quarta maior empresa brasileira. Fica atrás da Petrobrás, Vale e Gerdau.
Lobista que denunciou José Ignácio detona Eduardo Azeredo

Nilton Monteiro, bem conhecido dos capixabas, nas suas constantes denúncias, já passou pelo Espírito Santo onde detonou o ex-governador José Ignácio ( veja posts neste blog), com apoio de políticos locais como o atual deputado estadual Theodorico Ferraço. Contra ele, há mais de 200 processos na Justiça segundo a imprensa nacional.
Os principais documentos usados contra Eduardo Azeredo são um recibo de $ 4,5 milhões assinado por ele próprio, e que comprovaria o esquema ilegal, além de uma lista assinada por Cláudio Mourão, seu ex-tesoureiro ( de Azeredo).
O documento assinado por Mourão foi entregue à Polícia Federal e à imprensa pelo lobista Nilton, que também havia trabalhado na campanha de Azeredo.
O papel, com autenticidade atestada por peritos do Instituto Nacional de Criminalística da PF, em Brasília, diz que Azeredo recebeu R$ 4,5 milhões para "compromissos diversos (questões pessoais)" e também revela que a arrecadação da campanha teria atingido R$ 100 milhões.
C/ o Consultor Jurídico
O Blog: Com esse Nilton ( lobista) solto por aí, o pessoal que usa ou usou os seus "serviços" não deve dormir sossegado.
Briga de "lulus":Eliana Tranchesi pode vender Marc Jacobs em SP

O desembargador afirmou, ainda, em sua decisão que o público das duas butiques é "dotado de constante e aprimorado controle de qualidade", o que o permitiria decidir pelas compras sem fazer confusão com as coleções.
TRF nega liberação de bebida nas rodovias federais
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Imprensa alemã diz que Lula é superstar
O texto diz ainda que o presidente brasileiro tem um alto índice de aceitação não somente entre os próprios brasileiros, mas também por parte de políticos de outros países.
O jornal econômico Handelsblatt disse que Lula chega à Alemanha para conversar com a chanceler Angela Merkel "de igual para igual". No artigo intitulado Lula não vem como pedinte, o periódico afirma que o Brasil é um país desejado pelos investidores, e que a líder alemã corteja, por isso, o país em nome do setor econômico alemão.
Já o conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) diz que Lula chega à Alemanha como representante de uma “nova terra do milagre econômico” que “ultrapassou os tremores da crise global com uma velocidade impressionante”.
Na reportagem intitulada Um visitante autoconfiante, o FAZ lembra que as empresas brasileiras estão, em muitos setores, na ponta do que há de melhor internacionalmente e que o “capital estrangeiro tem entrado no Brasil como nunca antes”, o que faz do real “uma das moedas mais fortes do mundo”.
O jornal diz ainda que o Brasil subirá em breve ao grupo das dez maiores economias do planeta.
“Daqui a dez ou 15 anos, deverá ultrapassar países como França e Grã-Bretanha, chegando no quinto lugar.”
TSE cita Rita Camata sobre infidelidade partidária
"Tática do papagaio" vence eleição no Tribunal de Contas do ES

Umberto Messias, politico de pouca expressão, sem notável saber jurídico, servil ao poder, era o tertius com que sonhavam os manipuladores dos dois lados: tanto o Governo Paulo Hartung, quanto os conselheiros do TCES. Surgiu como candidato entre Madureira e Elcy, com o pretexto de ser mais velho da Casa.
A presença de Sérgio Aboudib na sua chapa, como vice, pode ter dupla interpretação: primeiro, por se tratar de interlocutor afiado do Governo junto ao Tribunal; segundo, por ser primo do empresário Fernando Aboudib Camargo, envolvido no rumoroso processo denominado "Beija Flor", que respingou em cinco conselheiros do TCES, entre os quais o próprio Umberto Messias, Marcos Madureira e Enivaldo dos Anjos.
Aboudib deveria ter se resguardado por mais tempo, deixando os cargos de direção no TJES para o futuro. Com isso, evitaria questionamentos éticos. Não o fez. A partir de agora, certamente será cobrado por essa aliança, principalmente na época eleitoral e se ficar comprovada a sujeição de Messias a ele.
Da eleição, sai derrotado o presidente Marcos Madureira, com a melancólica constatação de não ter o poder de fogo dos seus antecessores, Mariazinha Lucas e Valci Ferreira, que se elegeram várias vezes.
AGU destaca anulação de licenciamento para o Water Front

O fim de uma era no Tribunal de Contas?
A tarde desta quinta-feira (3) poderá marcar o fim da chamada "Era Valci, Enivaldo e Madureira", no Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES). A se confirmar a não reeleição do atual presidente, conselheiro Marcos Madureira.
Não faz muito tempo, o TCES permanecia como um dos últimos redutos de poder ainda sem interferência direta do governador Paulo Hartung (PMDB). Embora abrigasse setores agressivos da oposição. Sempre houve, porém, por parte do Governo, o exercício de severa vigilância sobre a Casa.
O governador manteve distância do Tribunal, mas infiltrou interlocutores de sua total confiança no local onde esteve apenas uma vez em quase oito anos de mandato- numa cerimônia, no auditório, na primeira fase do Governo.
Quem acreditou que o governador não estivesse interessado em interferir no TCES, incorreu num engano. A área de ação reduzida não intimidou Paulo Hartung.
Primeiro, reconduziu à Casa um funcionário pouco prestigiado dentro do TCES, que havia sido convocado para prestar serviço ao Governo como chefe dos auditores: Sebastião Ranna.
Numa segunda oportunidade, nomeou o aliado Sérgio Aboudib, chefe da Casa Civil, para substituir o conselheiro Dailson Laranja, que se aposentou.
O uso desse bisturi, por Hartung, para dar uma cara nova ao TCES teve como motivação o interesse em evitar surpresas. Candidato ao Senado, em 2010, não pode confiar o julgamento das suas contas aos amigos de ocasião, depois de ter tido contas anteriores "aprovadas com restrições" pelo mesmo TCES.
Tendo como aliados Aboudib, Ranna e podendo cooptar Enivaldo dos Anjos, cujo filho, deputado estadual Giuliano dos Anjos, da base aliada do Governo, precisa do apoio Palaciano para se reeleger, Hartung não pode contar com Messias e Marcos Madureira.
Nesse cenário, o conselheiro Elcy de Souza surgiu como a esfinge: "Decifra-me ou te devoro". Homem do Ministério Público, indicado pelo ex-governador José Ignácio, fugindo à sua habitual reserva, lançou-se candidato a presidente de forma desafiadora.
Além do Ministério Público- totalmente identificado com Hartung-Elcy conta com setores do Tribunal de Justiça, originários também do MPES. Soma-se a isso, o fato de não ter sido citado em supostos escândalos, como alguns dos seus pares. A contestação de um político à sua nomeação como conselheiro também foi recusada pela Justiça.
O grupo de Madureira, ao lançar Umberto Messias para a presidência, usa a tactique du perroquet do general francês Foch que recomendava aos soldados, como medida de segurança, agirem como o pagaio, agarrando-se aos galhos com os dois pés e mais com bico.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Um vice abatido em plena decolagem
(Por Lauro Jardim/ Veja on line)
CPI da Pedofilia: Magno finalmente ouve DJ Malboro

Em rápido depoimento, ele se declarou inocente da acusação de ter abusado de uma menina menor de idade, apoiado por Junia Fonseca Duarte, que é parente da criança.
Os dois são réus em um inquérito que corre no Rio de Janeiro por supostamente abusarem de G.M.C., de 4 anos, no sítio do DJ. O processo corre em segredo de justiça.
- Sou inocente. Não fiz nada que estão falando, é uma armação. Não estive no meu sítio no período que me acusam - garantiu o DJ Marlboro, acrescentando que só viu a criança por duas vezes, ocasionalmente.
O depoente também afirmou que quatro computadores foram apreendidos em sua residência pela polícia e não foi encontrado material pornográfico em nenhum deles. Ele entregou à CPI recibos e documentos da época, alegando que teve compromissos profissionais fora do Rio de Janeiro e também passou por exames e tratamentos devido a um problema ortopédico.
- Estou confiante que tudo será esclarecido. Minha vida é limpa e transparente - disse o radialista.
Junia Duarte, que é ex-assessora de imprensa do DJ, não compareceu perante a CPI e enviou correspondência informando que está em viagem de trabalho na Itália.
O presidente do comissão, senador Magno Malta (PR-ES), determinou a convocação coercitiva de Junia, para que se apresente à CPI.
C/ a Agência Senado
Temer aparece em planilha paralela de empreiteira

O documento que aponta o parlamentar foi recolhido pela Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Castelo de Areia, na residência de Pietro Bianchi, executivo da construtora. A busca, realizada no dia 25 de abril, foi autorizada pelo juiz Fausto De Sanctis (6.ª Vara Criminal Federal). As planilhas constam dos autos da Castelo de Areia, missão integrada da PF e Procuradoria da República.
Na Castelo de Areia, a PF mira precipuamente crimes financeiros e doleiros de suposto esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que envolve executivos da Camargo Corrêa. A PF juntou as planilhas de pagamentos aos autos da Castelo de Areia e aguarda agora uma orientação da Justiça. Nomes que constam da lista desfrutam de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal (STF). Nesses casos, a PF só pode investigar por ordem do STF.
Na contabilidade da empreiteira recolhida pela PF, todos aqueles que teriam recebido dinheiro são classificados como "clientes". Os pagamentos teriam sido efetuados em dólares.
Os três primeiros registros em nome de Temer são de 9 de outubro, 12 de novembro e 23 de dezembro de 1996 - nessas datas a empreiteira teria repassado total de US$ 50 mil, assim distribuídos: US$ 30 mil no primeiro lançamento, US$ 10 mil no segundo e outros US$ 10 mil no último.
Em 1997, consta da planilha da página 30 apreendida pela PF, foram realizadas oito anotações relativas a Temer. Na ocasião ele exercia pela primeira vez o cargo de presidente da Câmara. Os registros começaram em 25 de março e se sucederam até 23 de dezembro. No primeiro destaque o valor é US$ 5 mil; nos demais, US$ 10 mil por vez, chegando ao total de US$ 75 mil, ou R$ 86.375 - atualizada pelo IPCA essa quantia vai a R$ 181.070,85.
Em 1998, os registros recolhidos pelos agentes federais começam em 16 de fevereiro e vão até 28 de dezembro, num total de 10 apontamentos que somam US$ 220 mil. A parcela mais elevada foi a 25 de agosto no valor de US$ 90 mil, ou R$ 226.168,51 atualizados.
(C/ reportagem da Agência Estado)
Política externa do Brasil decepciona Obama diz The Wall Street
"Ao mesmo tempo em que permanece o principal ator na América Latina, o poder dos Estados Unidos é contido por vários fatores, incluindo a ascensão do Brasil como uma potência regional, a influência de uma facção de nações antiamericanas lideradas pela Venezuela e a demonstração de força da China, que enxerga os recursos latino-americanos como chave para o seu próprio crescimento" diz o jornal.
"Washington ficou especialmente aborrecido com a visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil como parte de um giro no qual também visitou a Venezuela e a Bolívia, e recebeu apoio para seu polêmico programa nuclear."
Para o jornal, "a ascensão do Brasil como potência hemisférica está se tornando um desafio e – em termos de política externa – uma decepção para o presidente Barack Obama, que, como George W. Bush, desenvolveu um relacionamento próximo com o carismático presidente Luiz Inácio Lula da Silva".
A reportagem avalia que "a América Latina está profundamente dividida entre nações pró-EUA, como México, Colômbia e Peru, e um bloco de países populistas que inclui Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua. Chávez às vezes também encontra aliados na Argentina e no Brasil".
Na avaliação do The Wall Street Journal, outra razão para o menor peso dos EUA na região é a presença cada vez maior da China, que "está financiando a estatal brasileira de petróleo (Petrobras) em US$ 10 bilhões".
Efeito Arruda
(Por Lauro Jardim/ Veja on line)
Receita destruirá 15 toneladas de produtos piratas no ES e RJ
Como são produtos que não têm autorização dos proprietários das marcas ou estão em desacordo com normas de consumo e utilização, não podem ser doados. Serão destruídos cigarros, bebidas, CDs, DVDs, óculos, relógios, alimentos e até medicamentos.
As ações de destruição de objetos ocorrerão em todo o país com a destruição de mais de 3 mil toneladas de produtos. Entre janeiro e novembro deste ano, a Receita informou que apreendeu R$ 1,2 bilhão em mercadorias nas operações de combate.
C/ a Agência Brasil
CCJ do Senado aprova suspensão de tratamento para pacientes terminais. E a sociedade?
.jpg)
Para o senador Romeu Tuma (PTB-SP), o projeto vem legalizar "algo que vem acontecendo há muito tempo, mas que é considerado passível de abertura de processo por homicídio".
Papai Noel pouco criativo
No aeroporto de Copenhague, a surpresa do Greenpeace
Quem desembarca no aeroporto da cidade, nesta quarta-feira (2), depara com outdoors com imagens envelhecidas de líderes mundiais como Barack Obama, Lula, Ângela Merkel e Sarkozy.
Retratados como se estivessem no ano 2020, eles têm ao lado a inscrição, " Desculpe, poderíamos ter impedido as mudanças climáticas catastróficas e não o fizemos".
A campanha desenvolvida pelo Greenpeace critica a lentidão com que os países tratam das questões relacionadas a esses problemas.
Do Blog: Com todo respeito à brilhante iniciativa, é difícil imaginar Lula falando inglês, mesmo em 2020.
Pedidos de desculpas por Barack Obama
Pedido de desculpas por Lula
C/ Informações e fotos do Greenpeace
Tiger Woods confessa e pede perdão à família

Escândalo no DF: Lula larga a mão de Arruda e pede punição

Além de afirmar que o suposto esquema de corrupção investigado pela Polícia Federal (PF) no governo do Distrito Federal é "deplorável", Lula disse que quem for culpado pelas irregularidades deve ser punido.
Ainda em ritmo de correção, voltou a dizer que o principal motivo de escândalos como esse é a demora para a aprovação da reforma política no Congresso Nacional.
“É deplorável para a classe política. Eu não entendo por que não se aprova a reforma política”, afirmou, ao acrescentar que o texto não é aprovado “provavelmente” porque os próprios parlamentares seriam afetados pelas mudanças.
Lula defendeu a convocação de uma Assembleia Constituinte só para tratar de mudanças na Lei Eleitoral. Ele fez as declarações antes de embarcar para a Alemanha, terceiro país da Europa que visita em menos de uma semana. Antes de chegar à Ucrânia, esteve em Portugal, onde participou da Cúpula Ibero-Americana.
C/informações da Agência Brasil
Vitória mantém a 3ª cesta básica mais cara do país, diz Dieese
A cesta mais cara continua sendo a de Porto Alegre (R$ 254,62), valor 2,55% acima do registrado em outubro. A segunda posição permanece com São Paulo, onde para comprar os produtos básicos, os moradores tiveram de gastar 2,16% mais, pagando R$ 234,99.
No acumulado ao ano, a cesta básica teve queda em 14 capitais, das quais as mais expressivas foram Aracajú (-13,15%), João Pessoa (-12,43%) e Natal (-10,84%). Nos 12 meses fechados em novembro (inflação anualizada), oito localidades tiveram aumento de preços.
Pelos cálculos do Dieese, o salário mínimo necessário deveria ser de R$ 2.139,06, 4,6 vezes superior ao que está em vigor (R$ 465,00).
STJ autoriza mudança do pré-nome e designação de sexo de transexual
C/ o STJ
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Tô fora !
Seguro morreu de velho
Royalties do pré-sal: 15% das receitas do Governo irão para os não-produtores
Justiça do Rio proibe amianto liberado no Espírito Santo

Novo Código de Processo Penal acaba com prisão especial

Arruda vai falar com o Correio
(Por Lauro Jardim -Veja on line- em 1 de dezembro)
STJ nega habeas corpus ao casal Nardoni
Guerra dos royalties do pré-sal: sobra para Casagrande a conciliação
O Blog: Cantamos a pedra neste blog no post "O drama hamletiano de Casagrande". Agora, o senador enfrenta o desafio de conciliar os interesses dos governadores de estados não-produtores, liderados por dois representantes do seu partido (PSB), e a preservação das conquistas dos produtores, incluindo o Espírito Santo que representa.