sábado, 5 de dezembro de 2009

La Tour d'Argent põe à venda 18 mil garrafas de sua cave


La Tour d'Argent alega a necessidade de esvaziar o porão e coloca à venda mais de 18 mil garrafas da sua adega subterrânea (cave). Entre elas, o celebrado restaurante de Paris oferece uma garrafa de 3 500 euros: champanhe de antes da Revolução Francesa.

Fundada em 1582, com deslumbrante vista da catedral de Notre Dame, a casa programou a venda para o período de 7 a 8 de dezembro. O lote representa uma pequena parte de um tesouro de mais de 450 mil garrafas e tem preços ao alcance de vários orçamentos.
"A idéia - diz o proprietário André Terrail - é modernizar a loja e levantar fundos para o relançamento do restaurante."

La Tour d'Argent foi transformado pela Disney, em 2007, no cenário do filme de animação " Ratatouille", mas perdeu o brilho da época em recebia lendas do cinema e líderes políticos, atraídos pelas três estrelas Michelin que o tornaram conhecido em todo o mundo. Hoje, orgulha-se de ter apenas uma estrela.

Com a venda das 18 mil garrafas, pode arrecadar um milhão de euros, graças ao período de Natal. David Ridgway (foto), o sommelier que reina no porão de 2.500 metros quadrados desde 1981, fixou o preço de cada garrafa.

A variação fica entre 5 euros para o Madiran, Collioure Minervois e 2.500 para a peça mais antiga, um Fine Champagne Clos du Griffier, engarrafado em 1788. O Bordeaux grande e o Chateau Latour custam a partir de 480 euros e o Chateau Lafite Rothschild 1982 sai por 3 300 euros.

Os vinhos, comprados diretamente de produtores, são mantidos sob condições ótimas. O termômetro da cave varia de 12 graus no inverno a 14 no verão.

"'É' como se estivesse me separando dos meus filhos - diz Ridgway - mesmo que a venda represente apenas 4% do total. Mas precisamos de espaço ". Para 2009, uma colheita abundante de acordo com especialistas, o sommelier já tem um orçamento de quase um milhão de euros.

C/ Corrieri della Sera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!