sábado, 5 de dezembro de 2009

Música de Dylan vira hino não-oficial em Copenhague


Uma canção de Bob Dylan será destaque na conferência sobre mudanças climáticas em Copenhague. A ONU adotou A Hard Rain's A Gonna Fall (Uma Chuva Dura Irá Cair, em tradução-livre), como seu hino não-oficial para as negociações.
Essa é uma música mais conhecida como um canal para os temores de uma geração que vivia sob a ameaça de uma guerra nuclear.
Dylan a apresentou pela primeira vez em 1962 no auge da Guerra Fria, pouco antes que um plano soviético de colocar mísseis atômicos em Cuba gerasse uma crise entre os Estados Unidos e a União Soviética.
Mas Hard Rain envelheceu bem, e agora está sendo invocada para destacar os temores que esta geração tem de uma calamidade ambiental. Isso atesta para o poder universal e duradouro das letras de Dylan, segundo David Frickle, editor da revista Rolling Stone em Nova York.
"Deixe-me citar alguns versos e veja se parecem familiares", diz. "I've stepped in the middle of seven sad forests; I've been out in front of a dozen dead oceans; I heard the roar of a wave that could drown the whole world" ("Eu pisei no meio de sete florestas mortas; Eu estive diante de uma dúzia de oceanos mortos; Eu ouvi o rugido de uma onda que poderia afogar o mundo inteiro", em tradução-livre).
"O que disto não reconhecemos? Todas aquelas imagens e cenários que as palavras formam são tão familiares quanto a reportagem de um canal de TV a cabo de um minuto atrás!"
A canção inspirou o fotógrafo ambiental da ONU, Mark Edwards. A odisséia Hard Rain dele começou em 1969, quando foi resgatado por nômades Tuareg depois de se perder no Saara. A ONU exibe o trabalho do fotógrafo durante a conferência, acompanhado do lançamento de uma gravação de Dylan tocando sua música, que a organização usa como trilha sonora não-oficial do evento.
C/ informações da BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!