sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Agnelli recebe prêmio de cidadania global sob protestos em NY

O presidente da Vale, Roger Agnelli, recebeu na noite de quinta-feira (3) o prêmio Cidadania Global Dwight Eisenhower, concedido pelo Conselho Empresarial para Entendimento Internacional (BCIU, na sigla em inglês), em Nova York.

Em frente ao local da premiação, em Manhattan, representantes do Sindicato dos Siderúrgicos da América do Norte, que reúne membros do Canadá e dos Estados Unidos, aguardavam Agnelli com outro "prêmio", classificado pelos manifestantes como o de "má cidadania global".

Agnelli foi o primeiro brasileiro a receber a honraria concedida pelo BCIU. No jantar de gala, ele considerou o dia muito especial e decidiu "não ler o discurso. "Vou dizer direto do coração", afirmou, ao colocar as anotações de volta no bolso.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, recebeu o mesmo prêmio em 2008 e o executivo-chefe da Arcelor Mittal ( dono da CST no Espírito Santo), Lakshmi Mittal, em 2007.
O presidente do BCIU, Peter Tichansky, antes do evento, citou a homenagem a Agnelli como um passo de aproximação da entidade, que congrega importantes representantes do setor privado norte-americano, com o Brasil.

No discurso, Agnelli abordou o comprometimento da Vale com o desenvolvimento sustentável. "Muitos pensam que a atividade de mineração é algo que afeta o ambiente. Isto não é verdade. Não há um único metro quadrado em que estejamos (operando) que afete o ambiente, e que não estejamos repondo árvores ou vegetação, ou que (não) façamos algo para proteger o ambiente", afirmou.

A declaração foi praticamente uma resposta aos protestos do lado de fora do jantar de gala.
Nas imediações do hotel, cerca de 150 manifestantes, que haviam anunciado o protesto previamente na internet, citavam a greve na Vale Inco, em Sudbury, no Canadá.

Eles denunciavam os esforços da Vale para utilizar funcionários substitutos como mecanismo de interrupção da greve local iniciada em julho e protestavam também com acusações de poluição em outras regiões onde a empresa opera.
Ao final do evento, um executivo ligado ao evento disse que o prêmio para Agnelli foi decidido "antes da situação com a Inco", em alusão à greve. A escolha do premiado levou cerca de um ano.

C/ o portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!