terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Guerra dos royalties do pré-sal: sobra para Casagrande a conciliação

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) é um dos negociadores dos estados produtores na guerra aberta nas últimas horas em torno da divisão dos royalties do pré-sal por dois governadores do seu partido, Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes (CE).
O parlamentar capixaba está encarregado de apresentar a nova proposta às bancadas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo e aos governadores Paulo Hartung, Sérgio Cabral e José Serra.
Casagrande viu evolução nas negociações desde a semana passada quando o governador do Rio de Janeiro chegou a dizer que os produtores estariam sendo “roubados”.
“Recebi a proposta agora e me parece um acordo razoável, um avanço. Agora vou conversar com a bancada e com os governadores”, disse o senador.
O projeto que trata da alteração da divisão de royalties e também da mudança de modelo de exploração do petróleo para a área não licitada do pré-sal está na pauta desta noite (1) na Câmara.
Uma medida provisória, no entanto, tranca a pauta e deve dificultar a votação já que o DEM faz obstrução na Casa.
C/ o G1

O Blog: Cantamos a pedra neste blog no post "O drama hamletiano de Casagrande". Agora, o senador enfrenta o desafio de conciliar os interesses dos governadores de estados não-produtores, liderados por dois representantes do seu partido (PSB), e a preservação das conquistas dos produtores, incluindo o Espírito Santo que representa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!