terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Justiça do Rio proibe amianto liberado no Espírito Santo

A Eternit, maior fabricante de produtos com amianto do Brasil, está proibida temporariamente de comercializar no Estado do Rio de Janeiro qualquer item que contenha o mineral em sua composição. Como a decisão do Juízo de primeiro grau não é definitiva, a empresa diz que apresentará recurso para reverter o julgamento.
Em comunicado oficial sobre o caso, a companhia diz que acredita na justiça brasileira e reafirma que a experiência negativa da produção do minério na Europa é com outro tipo de amianto (anfibolio).

Fundada há 69 anos, a Eternit tem unidades produtivas, em Anápolis (GO), Colombo (PR), Goiânia (GO), Simões Filho (BA) e Rio de Janeiro (RJ). A última representa cerca de 7,5% do faturamento total da empresa.

No do ano, o governador Paulo Hartung vetou o projeto da deputada estadual Luzia Toledo que proibia o uso do amianto no Estado. Liberando o uso do produto considerado cancerígeno, proibido em 42 países e nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Em janeiro de 2009, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, proibiu a utilização do amianto em obras públicas e automóveis de todos os órgãos do seu Ministério, através da portaria 43, assinada no Fórum Social Mundial.
O desrespeito dos estados ao compromisso assumido pelo Brasil com a OIT, de banir o amianto, foi criticado pelo ministro Joaquim Barbosa, do STF, que declarou no julgamento:"A União não pode ter duas caras: uma comprometida com países e organizações internacionais e outra com os estados-membros".
Para a A OMS, o amianto figura entre os 75 agentes cancerígenos identificados. No Brasil, a Lei federal 9.055/95 proibe o uso do azul e marrom, mas permite o branco, "dentro de normas de segurança estabelecidas".
O branco (asbesto de crisotila) usado na construção civil, presente nas caixas d'água, telhas onduladas, tubulações, discos de embreagem, mangueiras, papéis e papelões, tem o apelido de "morte lenta".
C/ o portal Exame e informações deste blog

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Não concordo com a sua opinião, acho que o Amianto é uma matéria prima nossa e deve ser utilizada sim, será que estas pessoas que querem baní-lo estão preocupadas com os desempregos que vâo ser gerados?
    Ou seja, será que a corrupção que ocorre no Brasil, Tráfico, Desempregos, não seria um tema melhor a ser mostrado para a população Brasileira?
    Ou, simplesmente estão querendo monopolizar outro tipo de fibras.

    Att,

    Everildes

    Se quizer visitar meu blog:
    www.todosafavordoamianto.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!