segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Eike vende 21,5% da mineradora MMX a chineses por US$ 400 mi

Nesta segunda-feira (30) a mineradora MMX, controlada pelo bilionário Eike Batista, anunciou a venda de 21,52% de seu capital social ao grupo chinês Wuhan Iron and Steel Co. (Wisco) por 400 milhões de dólares.

Cerca de 167.849.906 novas ações ordinárias (MMXM3, com direito a voto) serão emitidas pelo preço por papel em reais equivalente a 3,93 dólares, de acordo com a data da reunião do conselho de administração da companhia.

O empresário Eike Batista e os demais acionistas da MMX irão ceder à Wisco seus direitos de preferência em relação à emissão privada de ações.

Segundo comunicado ao mercado, os recursos com a transação serão integralmente direcionados ao desenvolvimento do sistema MMX Sudeste, no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. A operação ainda depende da aprovação das autoridades governamentais relacionadas.

Além disso, a Wisco fechou acordo com a MMX Sudeste referente às condições de compra e venda de minério de ferro.

contrato estabelece que no mínimo 50% do minério produzido na unidade Serra Azul, da MMX Sudeste, será destinado à empresa chinesa, com a possibilidade de aumentar o fornecimento em 50% a ser produzido na unidade Bom Sucesso, também integrante do sistema. O negócio tem vigência de 20 anos a partir do dia 1º de abril de 2010.

O grupo EBX, de Eike Batista, que atua nos segmentos de mineração, imóveis energia, entre outros, também celebrou parceria com os chineses da Wisco.

Batizado de “acordo de cooperação”, as companhias serão associadas por meio de uma joint venture para construírem e operarem a planta siderúrgica Porto do Açu, localizado no município de São João da Barra, região norte do estado do Rio de Janeiro. A Wisco irá deter 70% e a EBX ficará com os 30% restantes.
C/ o portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!