segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pesquisa CNT/Sensus mostra empate técnico entre Serra e Dilma

A centésima pesquisa do Instituto Sensus ( veja post neste blog), divulgada nesta segunda-feira, 1º, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que a diferença entre o governador de São Paulo e pré-candidato tucano, José Serra, e a ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata petista, Dilma Rousseff, caiu praticamente pela metade, de 10,1% em novembro para 5,4% em janeiro.

Segundo o levantamento, o tucano aparece com 33,2% e a ministra com 27,8% das inteções de voto, no cenário estimulado com o pré-candidato do PSB, Ciro Gomes, que aparece com 11,9%. Na mesma lista, Marina Silva (PV) tem 6,8% dos votos. Com Serra e Dilma no segundo turno, a vantagem do tucano cai de 18,6%, em novembro, para 6,9%, em janeiro.

No cenário com Ciro, se computada a margem de erro de 3 pontos porcentuais para cima ou para baixo, Serra e Dilma ficam tecnicamente empatados. Serra subiu de 31,8%, em novembro, para 33,2%, em janeiro; Dilma foi de 21,7% para 27,8%; já Ciro, caiu de 17,5% para 11,9%; e Marina Silva subiu de 5,9% para 6,8%.

Na lista sem Ciro Gomes, Serra cresce 0,2 pontos porcentuais, passando de 40,5%, em novembro, para 40,7% ,em janeiro. Já Dilma ganhou cinco pontos porcentuais, subindo para 28,5% - tinha 23,5% em novembro. Marina também cresce, de 8,1% para 9,5%, Brancos e nulos caíram de 13,8% para 11,4%.

Para o técnico da Sensus Ricardo Guedes, os dados da pesquisa mostram que Dilma "parece começar a extrapolar o limite de transferência de votos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva". Ele explicou que o potencial de transferência do presidente é de aproximadamente 20%, mas Dilma já está superando esse patamar. "Ela caminha para a consolidação de sua candidatura." A pesquisa CNT/Sensus foi feita com 2 mil eleitores entre os dias 25 e 29 de janeiro.

Na chamada pesquisa espontânea, em que o eleitor não recebe listas para escolher os candidatos, Dilma ultrapassou numericamente Serra pela primeira vez. Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda lidere com 18,7%, mesmo sem poder disputar um terceiro mandato, Dilma chegou aos 9,5%, 0,2 ponto porcentual a frente de Serra, que teve 9,3%. Aécio Neves tem 2,1%, seguido de Marina Silva, com 1,6% e Ciro Gomes, 1,2%.

No entanto, Ricardo Guedes ressalta que apesar de Dilma estar numericamente à frente de Serra, a situação é de empate técnico. No que tange à rejeição, Dilma tinha em novembro passado um índice de 34,4%, a segunda maior e entre os pré-candidatos. Em janeiro, porém, caiu para 28,4% e passou a ter a menor rejeição entre os presidenciáveis. Já a pré-candidata do PV, Marina Silva, tem o maior índice de rejeição, com 36,6%. A rejeição de Serra é de 29,7%, enquanto a de Ciro é de 30,3%.

A simulação para um eventual segundo turno, Serra tem 44% contra Dilma, com 37,1%. Em novembro, os números eram 46,8% e 28,2%, respectivamente. Nos outros dois cenários, Ciro Gomes perde tanto para Serra (47,6% a 26,7%) como para Dilma (43,3% a 31%).

"A pesquisa mostra que a ministra passa a ser uma candidata competitiva e intuitivamente diria que Serra parece estabilizado", comentou Ricardo Guedes. Segundo ele, fazendo uma comparação mais retroativa, o avanço da candidatura da ministra é mais evidente. Na pesquisa de segundo turno realizada em fevereiro de 2008, Serra tinha 57,9% dos votos e Dilma aparecia com apenas 9,2%.

A popularidade do governo e do presidente Lula continua crescendo dentro de um patamar elevado. Segundo a pesquisa, a aprovação do governo atingiu em janeiro 71,4% ante 70% registrados em novembro de 2009. Já a aprovação pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 78,9% em novembro do ano passado para 81,7% em janeiro deste ano.

C/ Agência Estado

Um comentário:

  1. coitado do luiz paulo vellozo lucas. terá que dar expediente no BNDES onde não comparece desde 1991, quando iniciou sua carreira no ES a partir do Governo Albuino.
    Ele não comparece, mas sempre optou pelo ótimo salário que ganha lá, mesmo sendo quando secretário de estado, prefeito de capital e, agora, deputado federal.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!