terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Baosteel tenta negociar com a Vale preço de minério em 2010

 A siderúrgica chinesa Baosteel ( que saiu correndo do Espírito Santo, apósfracassar na implantação de um projeto siderúrgico no Estado) tenta negociar com  a brasileira Vale os contratos de preços de 2010, segundo publica o jornal China Times nesta terça-feira (2).

As maiores siderúrgicas da China começaram negociações em Cingapura com as três maiores produtoras de minério de ferro do mundo informa o jornal. Delegações da Baosteel, Wuhan Iron and Steel e outras usinas já estão na cidade para negociar com as australianas BHP Billiton e Rio Tinto, além da brasileira Vale.

A Baosteel não comentou o assunto quando procurada pela Reuters. A Vale também informou no Brasil que não iria se pronunciar. Um porta-voz da Associação de Ferro e Aço da China (Cisa) não estava imediatamente disponível para falar sobre as negociações e continua incerto se a associação terá uma participação direta nas negociações deste ano.

A entidade foi duramente criticada por suas táticas de negociação inflexíveis usadas em 2009, quando sua tentativa de obter um preço menor do minério de ferro para a China terminou em fracasso. Siderúrgicas chinesas acabaram sendo forçadas a aceitar um preço "interino" de referência acertado pela Rio Tinto com usinas do Japão.

Com a pressão da demanda, e sem um contrato definitivo amarrando o preço de referência (benchmark), o valor do minério de ferro no mercado à vista disparou.

Um analista chinês que pediu para não ser identificado afirmou que a Baosteel e outras siderúrgicas chinesas estão sob pressão comercial para acertar um acordo de preços o mais rápido possível, mas também estão sendo politicamente pressionadas a obterem um acordo melhor.

C/ portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!