terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Dalai lama será recebido por Obama nos EUA


O dalai-lama, líder espiritual tibetano no exílio, é aguardado nos Estados Unidos em fevereiro. Ele deve realizar uma leitura pública em Los Angeles no dia 21 de fevereiro.

Nesta terça-feira (2) a Casa Branca confirmou que o presidente Barack Obama vai se encontrar com o dalai-lama, segundo um porta-voz da Casa Branca, enquanto a China advertia que um eventual encontro com o líder espiritual dos budistas tibetanos "prejudicaria seriamente" as relações bilaterais, já tensionadas nos últimos dias devido a uma venda de armas americanas a Taiwan.

"O presidente disse aos dirigentes chineses na viagem que fez a Pequim no ano passado que se encontraria com o dalai-lama, e é o que pretende fazer", disse o porta-voz, Bill Burton, durante uma visita de Obama a Nashua, no Estado de New Hampshire.

"O dalai-lama é uma figura religiosa e cultural respeitada no mundo inteiro, por isso o presidente vai se reunir com ele", disse Burton. "Para ser claro, os Estados Unidos consideram que o Tibete faz parte da China. Estamos preocupados, no âmbito dos Direitos Humanos, com a forma como os tibetanos são tratados. Exortamos o governo chinês a proteger as tradições culturais e religiosas únicas do Tibete", acrescentou Burton.

C/ Folha on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!