segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Polícia invade Morro Santa Marta, no Rio: gravação de Tropa de Elite 2


Nesta segunda-feira, por volta das 5h40, cerca de 100 homens vestidos de policiais ocuparam as vielas do Morro Santa Marta, em Botafogo, Rio de Janeiro. Três horas depois, helicópteros com inscrições da Polícia Civil sobrevoavam a comunidade.

Moradores desavisados acordaram com a certeza de que a favela voltara a viver o pesadelo das guerras entre traficantes e policiais, comuns da chegada da Unidade de Polícia Pacificadora, em novembro de 2008. Na realidade, porém, foi apenas um susto: era a gravação do filme Tropa de Elite 2. 

O realismo das filmagens não assustou apenas os moradores do Santa Marta. Em Laranjeiras, Humaitá e Botafogo houve o sobrevoo de dois helicópteros negros, idênticos aos da Polícia Civil, tripulados por policiais de verdade que portavam armas de mentira, segundo a produção do filme.

O presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mário Hilário dos Santos, disse que todos na favela estavam avisados – a gravação foi divulgada pela rádio comunitária – mas muita gente foi pega de surpresa.

A produção do longa não deu detalhes das gravações, mas garantiu que as armas usadas são réplicas, cujos modelos não foram divulgados. A informação será mantida em sigilo para evitar a ação de bandidos. Em 2006, uma van com 90 armas usadas no primeiro filme foi roubada próximo à favela Chapéu Mangueira, no Leme.

As cenas do filme estão sendo rodadas desde a semana passada em diversos pontos da cidade. Comunidades cariocas servem de cenário para a história, mas até a Assembleia Legislativa do Rio emprestou suas dependências para a produção, na última quinta-feira.

De acordo com a equipe do filme, todo o processo para as tomadas foi feito com a ajuda da comunidade.  A trama, mostra uma ocupação ao Santa Marta, planejada pelo Capitão Nascimento (Wagner Moura). No filme, ele está à frente da ação conjunta das Polícia Civil e Militar.

Em 1996, Michael Jackson subiu a favela para gravar o vídeo clip da música They don't care about us. No último trimestre de 2009, foi a vez da popstar Madonna fazer a visita que durou menos de uma hora. Recentemente estiveram no morro, o cônsul geral dos Estados Unidos, Dennis Hearne, e a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, a sul-africana Navi Pillay.

Gisela Magalhães, Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!