segunda-feira, 7 de junho de 2010

Vazamento de óleo em plataforma da Petrobras atinge a Bacia de Campos

Um vazamento de cerca de 1,5 mil litros de óleo foi identificado pela Petrobras hoje (7) às 6h20 na Bacia de Campos, próximo à plataforma de processamento P-47, no Campo de Marlim, aproximadamente a 160 quilômetros (km) da costa de Macaé. 

A Petrobras informou, por meio de nota, que o vazamento foi proveniente de um mangote que seria utilizado para a transferência de óleo da Plataforma P-47 para o navio Cap Jean. “A operação de transferência ainda não havia iniciado quando o óleo vazou”, disse a companhia.

Segundo a Petrobras, o Plano de Emergência contra acidentes foi acionado. “Foram mobilizados um helicóptero e quatro embarcações especializadas em recolhimento de óleo. O vazamento foi imediatamente controlado, sem danos às pessoas e às instalações. O Plano de Emergência foi desmobilizado após sobrevoo na área, às 14h, em que foi constatado que não havia mais vestígios de óleo no mar”.

A Petrobras notificou oficialmente a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), a Marinha e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre o acidente a abriu sindicância para apurar as causas do vazamento.

A P-47 é uma plataforma de produção de petróleo que tem como função receber, tratar e armazenar o óleo produzido por algumas outras plataformas da empresa na Bacia de Campos. “A ocorrência não afetou a produção de petróleo naquela bacia”, finalizou a nota. (C/ Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!