quinta-feira, 10 de junho de 2010

Líder do Governo na Câmara quer votar pré-sal na terça-feira, estreia do Brasil na Copa

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), garante a votação do projeto sobre os royalties do pré-sal para a próxima terça-feira (15), dia da estreia do Brasil na Copa do Mundo.

Ele disse que entrará em contato com os deputados para derrubar a emenda aprovada nesta madrugada (10) pelo Senado. Por 41 votos a 28, os parlamentares aprovaram a emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS), que divide os royalties de maneira igual entre estados e municípios produtores e não produtores e atribui à União o pagamento das perdas que Rio de Janeiro e Espírito Santo terão com a nova distribuição dos recursos.

O jogo do Brasil é à tarde. Votaremos à noite, depois do jogo. Sabemos que é um período que costuma ter quórum baixo na Casa, mas vamos fazer uma concentração para votar”, disse.

Vaccarezza foi criticado porque defendeu, há alguns meses, que as votações fossem feitas antes da Copa para que os parlamentares pudessem assistir os jogos com tranquilidade. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), chegou a pedir que os trabalhos fossem realizados normalmente. Por isso, Vaccarezza quer, agora, que a votação da parte mais polêmica do pré-sal seja feita no mesmo dia da estreia do Brasil na Copa.

Autor de emenda semelhante quando a proposta tramitou inicialmente na Câmara, o deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) também defende a votação da matéria na terça-feira. “É só uma questão de ajustar o horário. Estaremos de fone de ouvido e radinho de olho no telão. Acompanhamos o jogo e depois, votamos”, disse.

A Câmara vai analisar novamente o projeto dos royalties do petróleo depois das alterações feitas pelo Senado. Os deputados terão de analisar também o projeto que cria o Fundo Social e o que trata da capitalização da Petrobras, também aprovados nesta madrugada. (C/ Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!