quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sanções da ONU contra o Irã foram aprovadas por " birra", diz Lula


O presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (9) em Natal que as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU ao Irã, em razão do controverso programa nuclear mantido por este país, são "um equívoco" ocasionado pela "birra" dos "donos do conselho".

"Em vez de chamarem o Irã para a mesa [de negociação], eles resolveram, na minha opinião, apenas por birra, manter as sanções, que vão terminar não tendo nenhuma implicação para o Irã", disse Lula.

"Eu fico triste. Espero que o companheiro [presidente iraniano, Mahmoud] Ahmadinejad (foto)continue tranquilo. Como diria o saudoso Leonel Brizola, isso [a sanção] foi uma vitória de Pirro", acrescentou o presidente.

"Vitória de Pirro" é uma expressão usada para mostrar que mesmo uma ação considerada como vitória (no caso, a sanção aos iranianos) pode trazer prejuízos. O presidente chegou a comparar os países integrantes do Conselho a um "pai duro", que "às vezes, é obrigado a dar palmada no filho, mesmo que ele não mereça, para dizer: 'Sou o pai'". Lula declarou também que o Conselho de Segurança da ONU "jogou fora" uma oportunidade histórica de negociar tranquilamente o programa nuclear iraniano.

Ele citou o acordo nuclear feito por Brasil, Turquia e Irã, que foi apresentado à ONU, e disse que quem queria negociar era justamente o Irã. "Quem não queria [negociar] eram aqueles que acham que a força resolve tudo", criticou. Lula deu entrevista no Centro de Convenções de Natal, após assinar um decreto para a construção de um aeroporto na cidade de São Gonçalo do Amarante, por meio de uma parceria público-privada. (C/ Folha on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!