terça-feira, 8 de junho de 2010

Alta do PIB surpreende e indica auge do crescimento, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou nesta terça-feira que o crescimento da economia no primeiro trimestre ficou acima do que ele esperava e representa o "auge da retomada do crescimento". Ele alertou, no entanto, que os dados já indicam desaquecimento e que o PIB (Produto Interno Bruto) terá aumento entre 6% e 6,5% em 2010.

"Fiquei muito satisfeito com o resultado. Foi mais do que eu esperava. Eu esperava 2,5%. Ele mostra que a economia brasileira teve uma das melhores recuperações do mundo. O resultado faz parte de um conjunto de medidas de políticas monetária e fiscal que foram muito bem sucedidas. Na comparação internacional, apenas a China teve um crescimento dessa magnitude. O resultado mostra o vigor e o dinamismo da economia brasileira", afirmou.

Em ritmo mais forte de expansão após a crise, a economia brasileira cresceu 9% no primeiro trimestre de 2010, ante o mesmo período do ano passado, a maior variação desde o início dessa base de comparação na série histórica, em 1996. Frente ao quarto trimestre, a alta do PIB foi de 2,7%, registrando o maior aumento nesse comparativo desde a expansão contabilizada no primeiro trimestre de 2004 (2,8%).

O ministro ressaltou o desempenho da indústria (crescimento de 4,2%) e Formação Bruta de Capital Fixo (7,4%), em comparação com o quarto trimestre de 2009.

"Temos que lembrar ainda que isso se dá em relação ao um ano que foi muito fraco (2009). Eu diria que o primeiro trimestre foi o auge da retomada do crescimento. Todos os estímulos estavam em vigor: as desonerações do IPI, a redução do compulsório dos bancos e a taxa de juros, que estava em seu menor patamar. Ainda tivemos os estímulos dos gastos do governo", afirmou Mantega, destacando ainda o aumento do consumo das famílias (1,5% em relação ao quarto trimestre do ano passado). (C/ Folha on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!