sábado, 12 de junho de 2010

Deutsche Welle: " Confiante, Alemanha estreia na Copa contra Austrália "


A Seleção alemã está pronta para estrear. Mesmo com as contusões que atrapalharam a preparação alemã, o capitão Lahm diz que esta é a melhor seleção que já defendeu. Seu otimismo é compartilhado pelo técnico Löw e pela lenda Franz Beckenbauer ( Foto Marcus Brandt/EFE- reportagem DW)

A Copa do Mundo da África do Sul começa para a Alemanha neste domingo (13) com a partida contra a Austrália na cidade de Durban. Apesar de este ser apenas o terceiro Mundial da seleção da Oceania, as duas equipes já se enfrentaram antes: em 1974, a então Alemanha Ocidental, sede do torneio, venceu por 3 a 0.

Muito tempo se passou e a Austrália cresceu no cenário do futebol. Chegou às oitavas-de-final em 2006 e ocupa a 23ª posição no ranking da Fifa. Mesmo assim, não há como negar que a Alemanha é a favorita para o confronto. Lucas Neill, capitão da seleção australiana, reconhece que um empate seria "um resultado fantástico". Três dos principais jogadores da Austrália estiveram contundidos nos últimos dias. Os meias Tim Cahill e Brett Emerton e o atacante Harry Kewell prometem estar em campo, custe o que custar.

A Alemanha também sofreu com contusões durante sua preparação e perdeu jogadores importantes como o goleiro René Adler e o meia Michael Ballack. O resultado disto é que a equipe que disputa o Mundial é muito jovem, com média de idade inferior a 25 anos. Mesmo assim, a confiança é muito grande.

"Esta é a melhor seleção pela qual já joguei. Há ainda mais qualidade que na Copa de 2006 e que na Euro 2008. Temos jogadores mais criativos e não jogamos mais daquela forma tipicamente alemã. Queremos começar com uma vitória. Dá para sentir que este jovem time está com muita vontade", disse o capitão Philipp Lahm.

O técnico Joachim Löw também acredita muito no potencial do time. Porém, ele respeita muito a Austrália, que teve excelente desempenho defensivo sob o comando do técnico Pim Verbeek. A estratégia alemã será atacar bastante, com o apoio dos volantes Sami Khedira e Bastian Schweinsteiger, e jogar com velocidade pelas pontas, com Lukas Podolski aberto na esquerda; e Piotr Trochowski na direita.

O treinador alemão espera uma vitória que dê fôlego ao jovem time, até porque o forte Grupo D ainda tem Gana e Sérvia. "Pensando no segundo jogo [contra a Sérvia], uma vitória dá mais fôlego e autoconfiança. Do contrário já se fica sob pressão", analisou Löw.

AVAL DO KAISER

Esta confiança no potencial da seleção alemã não vem só de dentro do grupo. Franz Beckenbauer, o "Kaiser", mais respeitado nome da história do futebol do país, tendo vencido a Copa como jogador (em 1974) e como técnico (em 1990), também aposta alto neste time.

"Ballack é o jogador mais importante do time e vai fazer falta. Mas se cada um que estiver em campo der cinco ou dez por cento a mais, dá para compensar. A Alemanha é respeitada no mundo inteiro e pode chegar à final", disse em seu prognóstico. Para ele, Brasil e Espanha são os principais favoritos ao título, mas "a Alemanha vem logo atrás".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!