segunda-feira, 7 de junho de 2010

PMDB e PT confirmam Hélio Costa candidato ao governo de Minas

PT e PMDB confirmaram no final da tarde desta segunda-feira que o candidato lulista em Minas Gerais será o ex-ministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB). Seu rival na disputa interna, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), será um dos candidatos ao Senado na chapa.

O acerto se deu após meses de negociação e depois que o presidente Lula e a pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) pressionaram o PT mineiro a ceder. Isso porque a candidatura de Costa era usada pelo PMDB como uma das condições para o apoio a Dilma.

Os dois partidos tentam negociar ainda a indicação do petista Patrus Ananias, ex-ministro de Lula, como vice de Costa.

"O PT entrará de corpo na candidatura de Costa", afirmou o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra. "Esse momento é simbolicamente importante para a aliança nacional entre PT e PMDB", reforçou Michel Temer (PMDB), presidente da Câmara, que será formalizado no sábado como vice de Dilma na convenção nacional do seu partido.

Pimentel e Costa também estavam presentes ao encontro, realizado na Presidência do PMDB, em Brasília. Com o nome envolvido na suspeita de que a campanha nacional petista tenha tentado montar um dossiê antitucano, Pimentel disse que não sabe ainda se permanecerá na equipe que coordena a campanha de Dilma. Ele afirmou que isso vai depender de conversas com suas bases em Minas acerca de sua candidatura ao Senado.

"O PMDB tem sido e continuará sendo um aliado confiável do governo", disse Costa. A chapa terá como principal adversário o candidato do ex-governador Aécio Neves (PSDB), Antonio Anastasia (PSDB).

Até a última hora, os petistas mineiros mantiveram o discurso de defesa da candidatura de Pimentel, mesmo sabendo há semanas que PT e PMDB nacionais já tinham fechado com o nome de Costa.

A "ameaça" de rebelião patrocinada ontem pelos petistas mineiros teve o objetivo de sinalizar à militância do partido, no Estado, que o PT tentou viabilizar até o último momento uma candidatura própria. (Com Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!