terça-feira, 8 de junho de 2010

Senado aprova indicação de capixaba para embaixador do Brasil em Myanmar

 A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (8), a indicação do diplomata capixaba José Carlos da Fonseca Júnior para o cargo de embaixador do Brasil em Myanmar.

Fonseca Júnior fez um relato do difícil processo político daquele país. Recordou que após sua independência, ao final da 2ª Guerra Mundial, Myanmar viveu um período de governo civil que se estendeu de 1947 a 1962, marcada por instabilidades que acabaram levando a um golpe militar que domina o país até hoje.

Outro problema do país é o tráfico de metanfetaminas, que substituiu nos últimos anos o comércio de heroína. O relator de sua indicação, senador Romeu Tuma ((PTB-SP) sugeriu que a nova embaixada tenha um adido responsável pelo problema do tráfico de drogas.

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) elogiou a atuação de José Carlos como deputado pelo Espírito Santo e nos cargos que ocupou em Washington e Nova York. Salientou que, em sua nova missão, José Carlos "terá brilho para estabelecer grande ponte comercial e de amizade" entre o Brasil e Myanmar e, no contexto da política externa adotada pelo presidente Lula, "atuar com suavidade e aliviar o regime".

José Carlos da Fonseca Júnior foi deputado federal pelo Espírito Santo, deputado estadual, ministro de segunda classe da carreira de diplomata, conselheiro e encarregado de negócios da Embaixada do Brasil em Nova Delhi, ganhador do Prêmio Rio Branco e da Medalha de Ouro Lafayette Silva.
Na reunião também foi aprovado o nome de Rubem Antonio Correa Barbosa para embaixador do Brasil na Austrália e, cumulativamente, em Vanuatu e em Papua Nova Guiné. (C/ Agência Senado)

O Blog: Parabéns a José Carlos, um diplomata brilhante- lembro-me de ter assistido a um encontro entre ele e FHC, no gabinete do Planalto, em que o então presidente já o chamava de embaixador. Sua indicação atual foi escolha pessoal de Lula ( veja post anterior neste blog). E como o mundo é pequeno, Fonseca deixa Nova Delhi, onde trabalha ao lado do embaixador José Vicente de Sá Pimentel, capixaba como ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!