terça-feira, 8 de junho de 2010

Lula é o político ibero-americano com maior aceitação popular, constata pesquisa


O presidente Lula é o político ibero-americano com maior aceitação popular, com 74% de aprovação, seguido pelo colombiano Álvaro Uribe e pelo salvadorenho Mauricio Funes, ambos com 71%, segundo o Iberobarómetro 2010. O Consórcio Ibero-americano de Pesquisa de Mercados e Consultoria apresentou hoje os resultados de uma pesquisa anual sobre a popularidade dos presidentes na região.

O analista político e professor Eduardo Gamarra explicou que atrás dos três presidentes citados está o dos Estados Unidos, Barack Obama, com 67% de aprovação, o chileno Sebastian Piñera e o panamenho Ricardo Martinelli, com 63% cada. A enquete sobre a aceitação popular de Obama foi feita entre os hispânicos que vivem nos Estados Unidos.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, é aprovado por 57% da população, o que, segundo Gamarra, é um fato surpreendente, já que "é um líder muito impopular na região". Já o presidente boliviano, Evo Morales, conta com a aprovação de 56% da população, enquanto o mexicano Felipe Calderón tem 50% e o equatoriano Rafael Correa, 46%.

A argentina Cristina Fernández de Kirchner e presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, registram um apoio popular de 29% e 26%, respectivamente, ocupando quase os últimos lugares na lista de 23 líderes. Mais de 60% dos presidentes são vistos positivamente em seus países e mal fora deles, segundo Gamarra.

"Presidentes como Hugo Chávez, Daniel Ortega, os irmãos Castro ou Evo Morales são percebidos de forma muito negativa na região", acrescentou. Outros como Obama (62,3%), o rei Juan Carlos da Espanha (56,6%), Lula (54,2%) ou a ex-presidente chilena Michelle Bachelet (56,4%) têm uma boa imagem. O Iberobarómetro 2010 foi realizado em abril com cerca de 12 mil pessoas em 22 países, incluindo Espanha e Portugal. (C/ Folha on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!