terça-feira, 8 de junho de 2010

Brasil é o 4º maior mercado mundial de veículos

O Brasil superou a Alemanha e ocupa neste ano o quarto lugar entre os maiores mercados de veículos no mundo, informou hoje o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini. Nos cinco primeiros meses deste ano, as vendas no país somaram 1,32 milhão de unidades. Segundo a entidade, esse total já supera em 30 mil veículos o mercado alemão.

Durante entrevista coletiva a jornalistas, Belini disse que a manutenção desta posição dependerá de como será a reação da Alemanha diante das dificuldades econômicas enfrentadas na Europa."O importante é que somos um grande mercado", disse o executivo, acrescentando que o Brasil é o sexto maior produtor de veículos do mundo. Somente em maio foram vendidos no Brasil 251,1 mil veículos, o que corresponde ao melhor resultado para o mês na história.

O crescimento no acumulado dos cinco primeiros meses deste mercado foi de 14,6%, mas a entidade prevê uma desaceleração nos próximos meses. A tendência é de que o mercado cresça a uma taxa média mensal de aproximadamente 6%, fechando o ano com alta de 8,2%, com a marca recorde de 3,4 milhões de veículos vendidos.

Belini repetiu que o aumento no custo de produção a partir de reajustes de insumos como aço poderão chegar ao consumidor "em algum momento". No entanto, o maior impacto destes reajustes será na competitividade da indústria no mercado internacional.

De acordo com os números da Anfavea, os estoques de veículos em maio subiram para o patamar de 34 dias de vendas, acima do giro de 27 dias do mês anterior. Apesar disso, a entidade afirmou que o estoque está dentro do padrão histórico registrado nos meses de maio. (Eduardo Laguna /
Valor Econômico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!