quarta-feira, 9 de junho de 2010

Royalties do pré-sal: Simon diz que apresentará emenda para que União compense perdas de Rio e ES

Durante os debates da votação do PLC 7/09 que cria o Fundo Social do pré-sal, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu emenda que apresentará à proposta e estabelecendo a distribuição dos royalties com base nos índices dos fundos de participação dos estados e municípios, a exemplo da Emenda Ibsen aprovada na Câmara.

Mas com uma diferença em relação ao aprovado na Câmara: a União compensará Rio de Janeiro, que recebe atualmente R$ 7,5 bilhões, e Espírito Santo, que recebe R$ 500 milhões, por suas perdas. Essa compensação deverá ocorrer até que o recebimento se eleve aos atuais patamares.

- Estaremos fazendo pela primeira vez, nos últimos 50 anos, uma justiça distributiva, a União vai abrir um pouco a mão - disse.

Ele explicou ter acrescentado esse item nesta proposição porque o governo, segundo disse, quer votar apenas uma parte das propostas, engavetando justamente o projeto que discute a redistribuição dos royalties. ( C/ Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!