quinta-feira, 10 de junho de 2010

Casagrande: emenda Simon sobre 'royalties' é 'confusa e inaplicável'

A emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS/ foto ) - aprovada na madrugada desta quinta-feira em Plenário -, que distribui a todos os estados e municípios royalties e participações especiais não apenas do petróleo do pré-sal , mas também das concessões já em vigor, é confusa, inaplicável e resultará em prejuízos incalculáveis aos estados produtores.

 A afirmação é do senador Renato Casagrande (PSB-ES), em entrevista à Agência Senado. Casagrande informou que o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, poderá entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal contra a emenda, caso a mesma seja sancionada pelo presidente da República:

- Vamos esperar pela decisão da Câmara dos Deputados e do presidente da República. Se a emenda não cair, é possível que o recurso seja a ADI, porque os prejuízos são incalculáveis. Estão sendo violados contratos já em execução, é tudo inconstitucional - disse Casagrande. O senador não aceita a explicação de que os estados produtores seriam compensados com recursos que caberiam à União, tanto no sistema de partilha, como no de concessões.

Segundo ele, a emenda não explica como se dará a compensação, não explicita números e nem percentuais.

- É tudo confuso e obscuro. Não se conhece o tamanho das perdas futuras, não se explica nada com essa emenda, não podemos aceitar - disse Casagrande, que cita ainda como exemplo as perdas sofridas no passado pelos estados exportadores com a chamada Lei Kandir, que isentou de ICMS os produtos destinados à exportação. Conforme ressaltou, as prometidas compensações aos estados que perderam com a Lei Kandir nunca foram efetivadas. (Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!