terça-feira, 16 de março de 2010

Royalties do pré-sal: guerra à emenda Ibsen chega ao Orkut e Twitter

O protesto contra a divisão dos royalties do petróleo já não se limita mais ao meio político e entrou para as redes sociais. As discussões sobre a emenda Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que retira quase R$ 5 bilhões do estado do Rio e reparte a verba com municípios e estados não produtores dde petróleo, alcançaram o Orkut e o Twitter. E no mundo virtual a discussão ganhou mais força.

No Orkut, seis comunidades protestando contra a emenda podem ser encontradas digitando a palavra Ibsen. Com maior número de membros, a “Fora Emenda Ibsen!” não tem muitos fóruns ativos, e como não poderia deixar de ser todos os comentários são desfavoráveis tanto ao criador quanto á criatura.

O tom de revolta aparece também em outros grupos, como a da campanha “O Petróleo é Nosso” e “Royalties Para Quem Produz”, assim como mensagens em perfis de usuários. Os participantes demonstram preocupação com o futuro do estado do Rio, sobre a falta de verbas para a realização das Olimpíadas em 2016 e cogitam a possibilidade do presidente Lula vetar a emenda, já que é inconstitucional.

O perfil oficial do Governo do Estado no site de relacionamentos disponibiliza um vídeo, direcionado para o You Tube, explicando através de recortes de reportagens como isto pode afetar o Rio de Janeiro e convocando para a passeata da campanha “Contra a Covardia, em Defesa do Rio”, que ocorrerá amanhã, às 16h, na Candelária.

A divulgação também chegou ao Twitter, onde tags sobre royalties e pré-sal também são difundidas e muitos usuários apóiam o Rio de Janeiro. Um abaixo-assinado contrário ao repasse das verbas dos royalties do petróleo, no site ipetitions.com, está sendo divulgado pela rede.

O perfil nossopresalrj, com o mote “Tão (sic) sangrando o Rio. Tão tirando os royalties do nosso pré-sal”, é alimentado com notícias do fato. Mensagens de apoio à passeata e ao posicionamento do governo do estado também são freqüentes.

C/ Agência JB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!