sábado, 20 de março de 2010

Agnelli diz que Vale negocia preços com cada cliente

O presidente da Vale, Roger Agnelli, disse hoje que a companhia ainda negocia com cada cliente o reajuste nos preços de referência do minério de ferro para 2010. Apesar de a Associação do Ferro e do Aço da China (Cisa, na sigla em inglês) ter informado que a mineradora pediu às siderúrgicas chinesas um aumento de 90% a 100%, Agnelli não revelou qual patamar de reajuste vem sendo negociado.

Segundo ele, o que a Vale tem argumentado é que a demanda pelo produto está muito forte e continuará assim pelos próximos três ou quatro anos. Por outro lado, a produção não tem acompanhado a demanda. Agnelli reiterou, no entanto, que a mineradora não tem a característica de sair da mesa de negociações. "Vamos ter aumento de preço, sim, assim como o preço do carvão e do aço já vêm subindo", afirmou. Segundo o presidente da Vale, o modelo de negociação que vem sendo proposto pela companhia inclui flutuações de preços trimestrais ou semestrais. Agnelli enfatizou, no entanto, que a Vale ainda não chegou ao fim dessa negociação com as siderúrgicas.

Nas conversas que vêm sendo travadas com os clientes, segundo Agnelli, a Vale tem dito que não dá para haver uma distorção tão grande entre os preços praticados no mercado à vista (spot) e os contratos de longo prazo. "Não faz sentido vender com desconto alguma coisa que no mercado à vista tem o preço maior."

C/ portal Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!