sexta-feira, 19 de março de 2010

Folha lembra denúncia em Genebra e afirma que anúncio de Hartung foi feito numa semana delicada

O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), anunciou nesta sexta-feira que ficará no governo até o final do ano e que não disputará as eleições deste ano. Em seu segundo mandato, Hartung era pré-candidato ao Senado.

"Ao abrir mão da renúncia do cargo de governador, acabo fazendo outra renúncia. Renuncio a um projeto pessoal de disputar um novo mandato", afirmou em discurso no Palácio Anchieta, em Vitória.

O PMDB deve ter como candidato ao governo no Estado o vice Ricardo Ferraço. Para o Senado, é cotado na base governista o prefeito de Vitória, João Coser (PT).

O anúncio de desistência foi feito em uma semana delicada para Hartung. Na segunda-feira, o seu governo reconheceu, em Genebra (Suíça), os problemas de superlotação das penitenciárias do Estado.

O  assunto foi discutido durante sessão paralela à reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) da qual participaram representantes do governo brasileiro, do Estado e entidades civis.

As denúncias sobre violações de direitos humanos nas prisões capixabas foram feitas pelo presidente do Conselho de Direitos Humanos do Espírito Santo, Bruno Souza, pela advogada da organização não governamental Justiça Global Tamara Melo, e pelo representante da ONG Conectas Oscar Vilhena.

Segundo as entidades, no mês passado, em uma delegacia de Vila Velha, 235 homens estavam presos em uma cela com capacidade para 36 pessoas. Segundo as organizações, 500 homens ainda estavam presos em contêineres de metal no Centro de Detenção Provisória de Cariacica.

As entidades apresentaram material fotográfico e relatos sobre violações de direitos humanos de adolescentes na Unidade de Internação Socioeducativa de Cariacica (Unis) que foram supostamente torturados com porretes pelos agentes.

C/ Folha on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!