quarta-feira, 17 de março de 2010

Artistas e esportistas protestam no Rio contra perda de royalties

Atrizes, esportistas, músicos e até membros das escolas de samba Salgueiro, Beija-Flor e Unidos da Tijuca participam da passeata contra a emenda que altera as regras de distribuição dos royalties do petróleo do pré-sal que acontece na tarde desta quarta-feira, na região central do Rio de Janeiro.

A apresentadora Xuxa, a bailarina Ana Bofafogo, a atriz e diretora Carla Camuratti, o cantor Neguinho da Beija-Flor, o dançarino Carlinhos de Jesus e atual presidente da Mangueira, Ivo Meireles, representaram a classe artística no ato público.

A ex-jogadora de vôlei Jaqueline Silva, medalhista de ouro em Atlanta, em 1996, o lutador Victor Belfort e o ex-jogador e atual presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, fizeram o percurso entre a praça da Candelária e a Cinelândia.

De acordo com o mestre de bateria da Unidos da Tijuca, Carlos Calixto, conhecido como Casagrande, é quase uma obrigação dos sambistas a participação ativa nessa movimentação.

"Não podemos deixar que o bairrismo de uma pessoa afete o Rio. Nós sambistas temos que colaborar com isto, pois o samba recebe recursos do governo", disse Calixto que afirmou a presença de 100 componentes da escola, na ocasião.

Com faixas, cartazes e os participantes protestavam contra a emenda classificada como "injustiça contra o Rio". Muitos manifestantes preferiram incrementar o ato com perfomances bem humoradas e gritos de guerra como "mexeu com o Rio, mexeu comigo" e "aha, uhu, o petróleo é nosso".

Personalidades da política fluminense como o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o prefeito Eduardo Paes (PMDB), e o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB), também fizeram questão de comparecerem ao ato. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PT), também participou da manifestação. Após o encontro, acontecerá shows com os cantores Dudu Nobre Arlindo Cruz.

C/ Informações do Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!