terça-feira, 16 de março de 2010

Audiência pública nesta terça inicia andamento do Projeto Ficha Limpa em Brasília

O relator do projeto Ficha Limpa (PLP 518/09), deputado Indio da Costa (DEM-RJ), vai apresentar seu parecer a representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), em audiência pública nesta terça-feira (16). A audiência será promovida pelo grupo de trabalho que analisa o projeto.

Indio da Costa (foto) divulgou seu substitutivo ao projeto na semana passada. O texto estabelece que os candidatos se tornarão inelegíveis somente após condenação em órgão colegiado, independentemente da instância. Segundo o deputado, a mudança em relação ao projeto original, que estabelecia a inelegibilidade já a partir de condenação em primeira instância, tem o objetivo de evitar perseguições políticas.

Para o relator, é possível que o Ficha Limpa seja aplicado já nas eleições de outubro, se for aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente da República até junho, época das convenções eleitorais.

O presidente do grupo de trabalho, deputado Miguel Martini (PHS-MG), ressaltou que o substitutivo foi resultado de consenso entre os parlamentares. A audiência do grupo de trabalho está marcada para as 14 horas.

Na quarta-feira (17), o grupo promoverá um ato público de entrega do relatório ao presidente da Câmara, Michel Temer. O horário e o local do ato ainda não foram definidos.

C/Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!