terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Vale divulga amanhã resultado do último trimestre de 2009: abaixo das expectativas

A Vale deve divulgar seus resultados referentes ao último trimestre de 2009 nesta quarta-feira (10/). Para os analistas da corretora Brascan, os números da mineradora devem ficar abaixo das expectativas do mercado, principalmente no que diz respeito aos embarques de minério de ferro.

A estimativa é que as vendas da matéria-prima caia 6% na comparação com o terceiro trimestre de 2009, chegando a 70,7 milhões de toneladas.

Além da redução das vendas, também é esperado um preço médio menor para o minério de ferro, algo em torno de 56,8 dólares por tonelada. O valor, 1% menor do que o praticado no terceiro trimestre do ano passado, chegou a esse patamar devido à maior parcela de vendas realizadas sobre o preço de referência.

Entretanto, de acordo com os analistas, esse fato deve ser parcialmente compensado por maiores preços à vista com as vendas na China. "Acreditamos que um melhor mix de vendas, com maior presença de pelotas, amenize parte da queda esperada para o volume", diz o relatório da Brascan.

Mesmo com a perspectiva de menor volume de vendas, os analistas acreditam que os fundamentos do mercado de minério devem permanecer positivos. A única ressalva é o risco relacionado à contração monetária na China, que pode impactar as importações de minério. Há ainda a possibilidade de uma possível redução ou retirada brusca de estímulos fiscais nos países desenvolvidos, o que poderia afetar sua demanda por aço.

No segmento de não-ferrosos, a estimativa da Brascan é que as vendas sejam 25% menores para o cobre e o níquel como efeito das greves no Canadá sobre os embarques deste trimestre. Por outro lado, os preços mais elevados do alumínio e do cobre, devem compensar parte deste efeito negativo.

A Brascan estima que os resultados da Vale, devem apresentar uma margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 43,3% no quarto trimestre de 2009, representando 2,3 pontos percentuais de queda sobre o trimestre anterior.

Além dos pontos negativos citados, os analistas destacam ainda o impacto da apreciação cambial entre o penúltimo e o último trimestres de 2009. Uma das conseqüências desse efeito é a queda da receita em reais sem a mesma contrapartida nos custos, comprimindo a rentabilidade da Vale.

Os analistas mantêm sua opinião de que o desempenho das ações da Vale devem acompanhar o do mercado. O preço-alvo estabelecido para a mineradora é de 52,16 reais por ação, correspondendo a uma valorização de 27,8% sobre a cotação de fechamento da última sexta-feira (5).

C/ Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!