terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A maioria silenciosa

( Por Maura Fraga)

O Senado Federal no Brasil tem 81 membros.

A Câmara dos Deputados (costumam chamá-la de Câmara Federal, mas não é) tem 513 parlamentares.

Para a votação do veto presidencial à Lei Orçamentária, nesta terça-feira (9), foi convocado o Congresso Nacional, união das duas casas legislativas.

Compareceram 26 senadores. Faltaram 55.

Também estiveram presentes 359 deputados federais. Deixaram de comparecer 154.

O resto da história, todos conhecem: estava em votação o veto de Lula  à suspensão, recomendada pelo TCU, de quatro grandes obras- em tamanho e irregularidades- da Petrobrás.

Uma delas no Espírito Santo ( veja no blog).

A maioria dos parlamentares evitou enfrentar a fúria do presidente, derrubando o veto, ou o repúdio dos eleitores, por mantê-lo. Na votação, foi usada a velha cédula de papel, em  lugar do sistema eletrônico.

Ano eleitoral, nem o voto secreto, instituído segundo o folclórico político mineiro José Bonifácio "para que as pessoas possam decentemente faltar aos compromissos", impediu o esvaziamento da sessão. Nesta quarta-feira (10) será anunciado o resultado da apuração. Vale conferir!  E procurar saber onde estavam os senadores e deputados do seu Estado durante a votação noturna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!