domingo, 7 de fevereiro de 2010

El País critica liberação do chá daime no Brasil

Na edição deste domingo (7), o portal espanhol El País destaca a liberação pelo Governo do Brasil (vide post neste blog) do chá alucinógeno daime, usado pela religião do Santo Daime, com 5.000 seguidores brasileiros, presente também nos Estados Unidos, Espanha, Reino Unido e Canadá, e  pela União do Vegetal, com 15.000 fiéis no Brasil.

Segundo El País, a parte mais polêmica da decisão do Governo é a que transfere a responsabilidade do que possa ocorrer, devido ao efeito das drogas, aos próprios fiéis, sem exigir que passem antes por consulta médica. O portal adverte que se trata de alucinógeno forte, capaz de causar graves danos em pessoas que não estejam  em condições de usá-lo.

Outro temor levantado pela publicação é de que possam surgir novas religiões ou seitas que queiram  usar, por exemplo, a cocaína ou a marijuana (maconha) em seus ritos. El País, diante disso, indaga: "Será possível proibir o seu uso depois da liberação do daime para fins religiosos?" E termina alertando que, no Brasil, fundar uma igreja é uma questão de três dias. Basta ter os estatutos e reconhecê-los no cartório.
 
C/ El País

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!