quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Liberadas obras irregulares: Congresso mantém veto de Lula relacionado à Petrobrás

A votação de terça-feira (9), que reuniu deputados federais e senadores, manteve os dois vetos do presidente da República ao Orçamento de 2010. O mais polêmico desses vetos foi dado ao dispositivo do Orçamento que impedia a continuidade de quatro obras da Petrobrás nas quais o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou irregularidades, uma delas o terminal de Barra do Riacho, no Espírito Santo (veja neste blog).

A  secretária geral da mesa do Congresso, Cláudia Lyra, informou nesta quarta-feira (10) que, após a apuração dos votos dos deputados, verificou-se que a Câmara manteve o veto, o que tornou desnecessária a contagem dos votos dos senadores. Ao explicar esse procedimento, a secretária-geral, Cláudia Lyra, disse que o Regimento Comum do Congresso, no parágrafo 2º do artigo 43, estabelece que a votação, nesses casos, começa pela Câmara.

- A apuração só começaria pelo Senado se o projeto vetado tivesse origem nessa Casa - afirmou ela.

Cláudia Lyra também observou que a Constituição exige, para que se derrube um veto presidencial, a rejeição simultânea das duas Casas (Câmara e Senado). " Portanto, se uma das Casas mantém o veto, este está mantido", declarou ela.

Durante a sessão plenária desta quarta-feira, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) solicitou que a votação seja anulada e seja realizada outra. Ele apresentou uma interpretação diferente do Regimento Comum do Congresso, segundo a qual a votação deveria ser iniciada no Senado. Um dos problemas apontados pela oposição foi a falta de quórum por parte do Senado: teriam votado 26 senadores, abaixo dos 41 exigidos.

C/Agência Senado

O Blog:  Posts anteriores, neste blog, relatam o desempenho do Congresso neste episódio. Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!