terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Petrobrás x TCU: Casagrande se arrependeu, mas era tarde


Foi aprovado na manhã desta terça-feira (9), pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) requerimento do senador Renato Casagrande (PSB-ES) que propõe a realização de audiência pública para debater indícios de irregularidades apontadas em auditorias do TCU em obras da Petrobrás. 

A matéria gerou polêmica na comissão, pois Casagrande havia pedido a retirada de seu requerimento da agenda da CMA. Conforme o senador, o debate teria perdido sentido pelo fato de o Congresso realizar hoje sessão para votação de vetos do presidente da República, entre os quais o que trata de repasses de verbas orçamentárias a obras da Petrobrás com suspeita de irregularidades.

Os senadores de oposição, Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Marisa Serrano (PSDB-MS), Cícero Lucena (PSDB-PB), Alvaro Dias (PSDB-PR), no entanto, manifestaram interesse em realizar a audiência para discutir as auditorias, argumentando que é um dever da comissão debruçar-se sobre assuntos de fiscalização da União.

A base de apoio do governo,por sua vez, representada pelos senadores Inácio Arruda (PC do B-CE), Jefferson Praia (PDT-AM) e João Pedro (PT-AM), tentou evitar a votação do requerimento, sob o argumento de que a audiência tinha interesse de atingir o governo e a Petrobrás. Esses senadores pediram a presença de um representante da empresa no debate, o que foi acatado pelo autor do requerimento.

Já o senador César Borges (PR-BA) opinou que a discussão do assunto não deveria tomar a vertente política, lembrando que o TCU é um órgão de apoio ao Legislativo e cabe à CMA acompanhar as fiscalizações realizadas pelo tribunal.

No requerimento, Casagrande pede que a reunião sirva para discussão dos procedimentos de relacionamento, no tocante à fiscalização de obras, entre Executivo, TCU e Congresso Nacional.
A reunião deve contar com a presença do ministro-chefe da Controladoria-geral da União, Jorge Hage Sobrinho, do presidente do TCU, ministro Ubiratan Aguiar, e do presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Almeida Lima (PMDB-SE), além de um representante da Petrobrás.

C/Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!