sábado, 13 de fevereiro de 2010

Beija-flor vai para a avenida com medo do escândalo de Brasília


Na madrugada deste domingo (14) para segunda (15), a Beija-flor de Nilópolis desfila no Rio em homenagem aos 50 anos de Brasília. O intérprete oficial da escola será Neguinho da Beija-flor (foto), que venceu um câncer e volta à avenida, para cantar “a flor que desabrochou nas mãos de JK”.

A Beija-flor foi envolvida no escândalo que resultou na prisão do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, por conta do recebimento de R$ 3 milhões do Governo.

Em seu blog, Josias de Sousa, da Folha de S. Paulo, diz que a escola  reza para não ser prejudicada na avenida.  “A Beija-Flor não pode pagar pelo erro dos outros”, disse Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, o Laíla, diretor de Carnaval da escola, ao jornalista.

Os dirigentes da escola garantem que a condição prévia para o desfile sobre Brasília foi não haver envolvimento político. O único político mencionado no samba-enredo é Juscelino Kubitschek. Laila espera um julgamento técnico, de acordo com a apresentação da escola e a sua correlação com o enredo.

Josias de Sousa lembra "o tempo em que o Carnaval era a celebração máxima da espontaneidade do povo". Tornou-se, porém, diz ele,  "uma indústria e o dinheiro da contravenção já não provê todo o custo dos desfiles. As verbas públicas tornaram-se alvo de cobiça incessante."

O pretexto de Arruda para injetar Brasília no Carnaval carioca foi a celebração do cinquentenário da cidade, em 21 de abril. 

"A “Capital da esperança” de que falará Neguinho da Beija-flor na avenida não deixou de existir. Porém, a maior esperança que Brasília nutre no momento é a de que Arruda, preso, não consiga desvirtuar os rumos da investigação. A esperança da Capital foi reduzida a uma torcida para que o descalabro não fique impune", conclui.

C/ o Blog do Josias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!