segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dieese também reconhece açúcar e arroz como vilões

O economista José Maurício Soares, coordenador da pesquisa do Dieese, reconhece que o açúcar e o arroz pesaram no aumento das cestas básica ( veja post neste blog) e acredita que somente o segundo caso será revertido no próximo mês.

O açúcar ficou mais caro em 16 das 17 capitais, sendo as maiores altas em João Pessoa (32,47%), Goiânia (19,18%), Vitória (16,97%), Natal (16,77%), Recife (16,56%) e Belo Horizonte (16,35%). 

"Neste caso, pesou a expansão da demanda externa e o câmbio desvalorizado, que possibilitou uma competitividade para a exportação", explica Soares, que acredita que tendência de alta permanecerá nos próximos meses pelos mesmos motivos.

O preço do arroz também subiu em 12 capitais em função de problemas com a colheita e o escoamento da safra. Os principais avanços foram em Belo Horizonte (8,51%) e Vitória (7,41%). Soares, no entanto, prevê que o preço do produto irá baixar já neste mês por conta do crescimento dos estoques.

C/ Valor on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!