terça-feira, 13 de outubro de 2009

Subiu no telhado: Dilma também bate em Agnelli


Num post intitulado "A pressão sobre Agnelli", Lauro Jardim, da Veja on line, mostra que já surte efeito a entrevista em que o empresário Eike Batista, domingo (11), no Estadão, critica duramente o presidente da Vale. Confira:

"A semana começa com o assunto Vale pegando fogo novamente. A ofensiva sobre Roger Agnelli permanece intensa. No domingo, em entrevista a O Estado de S. Paulo, Eike Batista confirmou seu desejo de entrar na Vale, bateu em Agnelli e lançou Sérgio Rosa para sucedê-lo. Um lance calculadamente ousado.

No mesmo dia, em Belém, Dilma Rouseff, como quem não quer nada, disse o seguinte sobre o projeto da Vale de erguer uma siderúrgica no Pará:

- Talvez o presidente Lula e a governadora Ana Júlia sejam os grandes responsáveis pela pressão em cima da Vale. A siderúrgica hoje para o governo é uma questão de honra.

Antes era só Lula quem atacava. Agora sua candidata também não tem mais qualquer pudor em cutucar a administração de uma empresa privada dizendo onde ela deve investir. E um pedido de governo, não é preciso dizer, costuma ser uma ordem.

Na semana passada, em nome de Roger Agnelli, um enviado especialíssimo da Vale foi ao centro do governo tentar baixar o fogo. Parece nada ter adiantado. É como se, à moda de Tropa de Elite, o governo dissesse: “pede para sair, Roger”.

Também chama atenção o silêncio dos acionistas da Vale em relação aos ataques a Roger Agnelli. Especificamente a Bradespar e a Mistui, que mantêm-se mudas desde o início dos ataques, lá se vão vários meses. Dos acionistas estatais, Previ e BNDESPar, nem é preciso dizer que não se ouvirá qualquer defesa."

(Lauro Jardim- Radar/ Veja on line)

O Blog: Outro que mergulhou foi o governador Paulo Hartung que recebeu apoio do presidente da Vale- financiamento para a campanha, reforma do Anchieta e até abertura de portas em jornais internacionais como o The Guardian. Chamado por Agnelli para interceder por ele junto a Lula, parece que não teve resultado conforme relata a imprensa nacional ( veja neste Blog).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!