segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Olímpiadas 2016: Rio vai murar favelas

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou nesta segunda-feira (12) a construção de muros entre as favelas e as linhas Amarela e Vermelha, duas das principais vias expressas da Cidade, alegando que o objetivo é proteger as comunidades do barulho e não aumentar a segurança dos motoristas.
O anúncio se deu durante o lançamento do projeto Rio em Forma Olímpica, que pretende incentivar a prática esportiva entre crianças e jovens de comunidades pobres.
“Não são muros altos, de um metro de espessura. Você tem as pessoas com uma autoestrada passando em frente, com um barulho infernal. E a Linha Amarela é o auge do elitismo. Só tem barreiras nas áreas ricas. Quer dizer que pobre pode ouvir barulho e rico não? Vamos fazer isso para todos”, disse Paes.
Desde 2004, as barreiras acústicas, consideradas formas de exclusão, têm gerado protestos no Rio. Um projeto semelhante, proposto e não efetivado, foi denominado “Muros de Berlim”, na Assembleia Legislativa.
A construção das barreiras, que devem ser coloridas e ter o desenho da silhueta de morros cariocas, com partes em acrílico transparente, começa em novembro e pode ter os custos pagos pela empresa que administra a Linha Amarela.
O líder comunitário Sebastião Antônio de Araújo, o Tião, que coordena a ONG Instituto Vida Real, direcionada ao atendimento de crianças, no complexo de favelas da Maré, à margem da Linha Vermelha, reagiu: "Mais uma vez estão querendo esconder as comunidades carentes. O que eles têm de fazer, não fazem, que é pavimentação, creches, escolas e áreas de lazer”.
C/ o JB on Line.
O Blog: O prefeito do Rio deve ter tomado lições sobre como esconder favelas com a China. Nas Olímpiadas de Pequim usaram cartazes imensos para ocultar o lado sombrio da cidade.

Um comentário:

  1. Oi, adorei sua reportagem e seus comentarios se todos da comunidade pensassem como o seu Sebastião poderiamos concerteza impor aos politicos uma reforma literal nas favelas e não essa maquiagem segregatoria.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!