terça-feira, 10 de novembro de 2009

Caetano explica críticas a Lula

Caetano Veloso enviou ao Estadão uma carta em que explica suas declarações sobre Lula. Em entrevista a Sonia Racy, no Caderno 2, ele se referiu a Lula com expressões como "analfabeto", "cafona" e "grosseiro" ao anunciar preferência pela eventual candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência.

Caetano se diz impressionado com o fato de as pessoas "reagirem diante da manchete do jornal, tal como ela foi armada para criar briga, sem sequer parecerem ter lido o trecho da entrevista de onde ela foi tirada".

E explica que ressaltou a diferença entre Lula e Marina, para explicar por que dizia que a senadora é também um fenômeno tipo Obama. Marina, segundo Caetano, se compara a Lula na biografia e a Obama "pela cor escura, modo elegante e correto de falar e escrever".

"Li aqui que Lula disse que é burrice minha dizer isso. É. Serve para Berzoini contar alegremente votos migrando de Serra ou Aécio para Marina, não de Dilma. Ainda mais que toca nesse ponto óbvio (que para mim tem todas as vantagens e desvantagens, não sendo um aspecto meramente negativo) da fala pouco instruída e frequentemente grosseira e cafona de Lula".

"Todos sabem disso. Ele próprio se vangloria. Os linguistas aplaudem. E todos têm razão: ele é forte inclusive por isso. Fala "bem": atinge a maioria dos ouvintes. Sua fala tem competência - e ele, como eu próprio disse na entrevista, é um governante importante", acrescenta Caetano.

Depois de reconhecer a fama mundial de Lula e comparar o presidente a FHC, seu antecessor, Caetano explica porque apoia Marina e volta às críticas:

"Marina chegar a ser candidata é notícia grande. Não posso fingir que não é. E detesto essa mania de que nada se pode dizer que não seja adulação a Lula. Não estamos na União Soviética. Eu não disse nenhuma novidade. Nem considero ofensivo. É descritivo. E a motivação era esclarecer a parecença de Marina com Obama (que me interessa muito)".

Ao fim da carta, o artista diz que ouve dos entendidos "que os banqueiros estão com medo é de Serra: adoram Lula" E pergunta: " Então por que a demagogia de dizer que FH era pelos de poder aquisitivo? Até os programas sociais que Lula desenvolveu nasceram no governo FH"

"O Fome Zero naufragou. Eles se voltaram, espertamente (e felizmente), para o Bolsa-Escola de dona Ruth. Eu ter mencionado a fala analfabeta de Lula não é bom para a campanha de Marina. Mas ainda não estamos em campanha. Eu acho", termina.

2 comentários:

  1. Esse cidadão Caetano Veloso tem seus méritos como artista mas como cidadão brasileiro nota zero pra ele pq chamar o presidente do Brasil de analfabeto é ignorar e ofender os 59 milhões de brasileiros q votaram em LULA, ele Caetano deve estar com dor de cotovelos pq seu parceiro de longa data GIL, foi ministro da cultura de LULA, mas o mais revoltante é ler um comentário desses de um artista q sempre andou de braços dados com o finado ACM na Bahia, portanto Caetano eu fico com as declarações de TOM ZÉ a seu respeito e olha q ele conhece bem a sua história, portanto LULA sem duvida nenhuma só perde pra JUSCELINO,a história não mente os números tb não, Caetano faz parte da Elite brasileira e LULA do Povão portanto o pior analfabeto é aquele q não quer enxergar a verdade, e os CDS de caetando q eu tinha pq sou baino vou jogar tudo fora pq chega de tanta frescura Caetano "ZELOZO"!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. VENHO ANO APÓS ANO ME DECEPCIONANDO COM A INCRÍVEL NECESSIDADE DE CAETANO SE MOSTRAR DE QUALQUER FORMA. GOSTA DE CRIAR POLÊMICAS PRA SE MANTER NA MÍDIA, MAS NÃO PRECISA DISSO. SEU TALENTO É MAIOR MAS SUA PERSONALIDADE VEM APAGANDO ESTE DOM QUE DEUS LHE DEU. QUE PENA CAETANO, FALAR COMO VOCÊ FALOU DO LULA OFENDE A MIM, E A MILHÕES DE BRASILEIROS, SEM MOTIVO, SEM RAZÃO, SEM ELEGÂNCIA E DEMONSTRA UMA GRANDE FRUSTRAÇÃO DE SUA PARTE. UMA GRANDE INVEJA DO GIL. QUE VERGONHA. DEPOIS DO LANCE A LUANNA PIOVANNI PENSEI QUE VOCÊ TINHA TOMADO JEITO E PARADO DE FALAR BESTEIRAS EM PÚBLICO. EU TE ADORAVA, HOJE TENHO PENA DE VER NO QUE VOCÊ TEM SE TRANSFORMADO! GERSON SANTOS

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!