terça-feira, 10 de novembro de 2009

Oposição abandona CPI da Petrobrás

A oposição no Senado, nesta terça-feira (10), num gesto inédito no Legislativo- como destaca o portal Folha on line-formalizou sua saída da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada há quatro meses para investigar suspeitas de irregularidades na Petrobrás.

Os senadores oposicionistas apresentaram um relatório final antecipando denúncias contra a estatal, em que apontam 18 irregularidades que comprometeriam a gestão da empresa.

As denúncias formalizadas em 18 representações serão encaminhadas nesta quarta-feira (11) pelo DEM e PSDB ao Ministério Público Federal.

Os oposicionistas informam que as denúncias integram o relatório que seria apresentado paralelamente à comissão no final dos seus trabalhos, mas acabou antecipado com o anúncio da debandada da CPI.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (SE) confirmou que a oposição decidiu se afastar da CPI porque o Governo está bloqueando as investigações, impedindo a convocação de pessoas e a realização de determinadas quebras de sigilo que poderiam "ameaçar a versão oficial".

A oposição tinha três membros titulares-os senadores Antônio Carlos Júnior (DEM-BA), Álvaro Dias (PSDB-PR) e o próprio Sérgio Guerra- e como suplentes, na CPI, os senadores Heráclito Fortes (DEM-PI) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).


C/ Agência Senado e Folha on line

O Blog: A oposição está tomando juízo. A debandada se deu justamente no dia do depoimento do presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, blindado pelo Governo Lula. O presidente da estatal foi ouvido apenas pelo pessoal da base aliada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!