sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Bancada do ES vai votar projetos do pré-sal, diz Camata

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) anunciou em discurso que as bancadas do Espírito Santo vão honrar o acordo de partilha dos royalties do petróleo da camada de pré-sal decidido entre Lula, o relator dos projetos do pré-sal, governadores do Espírito Santo e Rio e parlamentares dos estados produtores de petróleo.

A decisão foi tomada em reunião na noite de terça-feira (10). Camata informou que, pelo acerto, os estados produtores vão perder parte dos royalties, mas não tanto quanto o governo federal e o relator do projeto queriam.

Camata admitiu que o Espírito Santo perde muito, mas todos os estados e municípios saem ganhando, mesmo que não sejam produtores.

"Os estados produtores realmente têm de ganhar com o pré-sal, apesar de que, pelo definição constitucional, os royalties representam uma compensação não só pela extração do bem, mas pelos malefícios que a extração provoca na área próxima" disse o senador.

No caso do Espírito Santo, segundo Camata, a grande movimentação de caminhões carregados do petróleo extraído do mar está destruindo a BR-101, o que exige a construção de uma rodovia paralela. Também haverá a necessidade de uma nova ponte ligando o litoral à capital, Vitória, construída em uma ilha. Novos acessos ao aeroporto local também serão necessários, informou.

C/ a Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!