terça-feira, 10 de novembro de 2009

Apagão total de Itaipu atingiu 12 estados e o DF

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, informou que houve um 'desligamento' total da Usina de Itaipu na noite desta terça-feira (10), quando o Espírito Santo ficou às escuras.

A queda teria provoado um efeito cascata em outras linhas do Sistema Integrado Nacional.

O ministro afirmou que 14 mil megawatts foram desligados, possivelmente por causas atmosféricas, e consequentemente outras linhas de energia foram afetadas.

O apagão atingiu 12 Estados mais o Distrito Federal. O ministro afirmou que a operação da usina de Itaipu foi retomado. "A usina de Itaipu já foi reenergizada, portanto já está em condições de fornecer os 14 mil megawatts de energia para o sistema. Resta saber ainda como se encontram as linhas de transmissão", disse o ministro.

Ele levantou a possibilidade de que raios possam ter provocado a falha nas linhas de transmissão.

O diretor-geral da Usina Elétrica de Itaipu, Jorge Samek, afirmou que duas linhas de transmissão de 765 mil volts que não estavam funcionando já foram reparadas, conforme informações da 'Rádio CBN'.


Ainda de acordo com Samek, 'não há dúvidas de que o apagão foi causado por queda em linhas de transmissão de energia e que a situação em todo o país deve melhorar nos próximos minutos'.

C/ informações da Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!