terça-feira, 10 de novembro de 2009

Milícias dominam 41% das favelas no Rio


O avanço das milícias sobre as favelas do Rio de Janeiro nos últimos três anos é o dado mais importante do estudo divulgado nesta terça-feira (10) pela coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Nupev-Uerj), socióloga Alba Zaluar.

Responsável, com o Laboratório de Estatística Aplicada da Uerj pela análise dos dados de pesquisas e levantamentos em favelas cariocas, nos últimos anos, a socióloga alerta sobre a necessidade de unir as Forças Armadas, Polícia Federal e polícias estaduais e municipais numa política de segurança pública capaz de enfrentar o avanço.

As milícias que controlavam 10% das áreas de maior violência na cidade em 2005 alcançaram 36% em 2008. Dominavam 108 favelas há quatro anos e saltaram para 400 no ano passado.

“As milícias tomaram conta da venda de gás em bujão, da 'gatonet' [TV a cabo clandestina] e foram se expandindo até controlar qualquer transação imobiliária nas favelas que ocupam. É um grande negócio, que pode render até mais do que o tráfico de drogas”, enfatizou Alba Zaluar.

C/ informações da Agência Brasil
O Blog: "Botijão" de gás ficaria melhor na avaliação da especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!