terça-feira, 10 de novembro de 2009

"Ficha limpa" teve apoio de apenas três capixabas na Câmara

A equipe de divulgação da campanha "Ficha Limpa" pede o envio de-mails, pela população, aos 33 deputados que apoiaram o projeto de lei assim que chegou ao Congresso.

Apenas três deputados, da bancada federal do Espírito Santo na Câmara, fazem parte da lista dos que já declararam apoio à iniciativa: Camilo Cola (PMDB), Rita Camata (PSDB) e Manato (PDT).

Há mais de 40 dias o projeto de lei complementar, conhecido como campanha "Ficha Limpa", aguarda votação no Congresso Nacional, embora pronto para entrar em pauta.

A iniciativa popular recebeu 1,3 milhão de assinaturas de eleitores em todo o país e foi entregue aos parlamentares no dia 29 de setembro, para barrar o registro de candidatos condenados, em primeira instância, por crimes graves ou contra a administração pública.

Como há um parecer da Comissão de Constituição e Justiça, basta agora que receba em plenário os votos de dois terços dos deputados, em dois turnos. Depois, segue para revisão no Senado. Caso não haja modificação, vai para sanção presidencial.

Para valer na eleição de 2010, a proposta deve ser votada até junho do ano que vem, prazo final de registro das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), responsável pela iniciativa, inaugurou em seu site um espaço: “Mande um recado aos parlamentares!”. Para cobrar posições aos parlamentares.

C/ o portal Contas Abertas


O Blog: A bancada do Espírito Santo na Câmara tem oito parlamentares. Vamos aguardar a votação em plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!