quarta-feira, 11 de novembro de 2009

STF suspende posse dos 7 mil suplentes de vereadores

Por oito votos contra um (do ministro Eros Grau, na foto com a ministra Cármem Lúcia), o STF suspendeu a posse de vereadores suplentes nas eleições de 2008. A posse foi sancionada pelo Congresso Nacional em setembro passado, com a aprovação da PEC dos Vereadores, que prevê o aumento do número de vagas nas câmaras municipais.

O plenário do STF acatou a decisão da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que considera inconstitucional alterar a composição das câmaras legislativas das eleições de 2008, para que os suplentes assumam os cargos.

A ministra sustenta que a emenda muda um processo eleitoral já concluído. Segundo ela, qualquer alteração deveria ser aplicada com um ano de antecedência às eleições.

Agora, o número de vereadores nas câmaras municipais deve aumentar somente após o pleito de 2012. O país contará com mais 7 mil parlamentares, passando de 51.748 para 59.457.

A decisão contrária à posse dos suplentes era esperada. Tanto o presidente do STF, Gilmar Mendes, quanto o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, já haviam declarado que os efeitos da emenda só valem para as próximas eleições municipais.

C/ a Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!