sábado, 19 de dezembro de 2009

Fiat mineira vai fabricar "Urutus" blindados para o Exército


A fábrica de caminhões da Iveco - empresa do Grupo Fiat - em Sete Lagoas, Região Central de Minas Gerais, deverá ser a responsável pela produção de 2.044 Veículos Blindados para Transporte de Pessoal - Médio sobre Rodas (VBTP-MR), encomendados na sexta-feira (18) pelo Exército Brasileiro em um contrato de R$ 6 bilhões e 20 anos de duração.

Para produzir os blindados, a Iveco vai construir um novo galpão de 10 mil metros quadrados em Sete Lagoas e contratar entre 350 e 400 pessoas, já que a montagem deste tipo de veículo é praticamente artesanal.

O VBTP-MR, chamado informalmente de Urutu-3 pelo mercado de defesa, será batizado pelo Exército como Guarani, em homenagem à tribo de índios. O negócio teve início em 2007, quando a Iveco venceu licitação do Exército Brasileiro para desenvolver um projeto nacional com base em especificações da força terrestre.

O contrato prevê a construção de um protótipo, que será entregue no primeiro semestre de 2010, e de 16 unidades de um lote piloto até 2012. As 2.044 unidades de série, que serão montadas ao ritmo de cerca de cem por ano, começam a ser produzidas a partir de 2012.

Como o contrato do Exército prevê a nacionalização do veículo em dois terços, o que abrange itens como motor, chassi e rodas, pelo menos, a estimativa é de que a cadeia produtiva do blindado envolverá cerca de 110 fornecedores diretos e até 600 indiretos no Brasil.

Entre as empresas que deverão receber tecnologia estão a Usiminas e a Villares, envolvidas no desenvolvimento do aço estrutural balístico - à prova de balas - nacional. Também participam a estatal Imbel (sistema de comunicações) e a israelense Elbit (sistemas de armas). O trabalho de desenvolvimento tem participação do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército.

O blindado desenvolvido pela Iveco situa-se na categoria de 18 toneladas. Tem motor diesel e tração nas seis rodas. O VBTP-MR é capaz de transportar 11 militares, é anfíbio e pode ser aerotransportado. O armamento poderá ser uma torre de metralhadora de calibre pesado comandada por controle remoto, o que evita a exposição do tripulante.

C/ Hoje em Dia- MG

Um comentário:

  1. O novo apelido do Brucutu é "Guarani". Vai ser um blindado de transporte de tropas 6x6 com tecnologia moderna. Até porque os Urutus tem quase 40 anos de Serviço Militar, hehehe

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Deixe aqui seu comentário, e não esqueça de se identificar clicando em "Comentar como", e escolhendo a guia "Nome/URL". Grande abraço!